Condenado pelo Mensalão, Marcos Valério é investigado em esquema de sonegação de ICMS em MG

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma força-tarefa composta por Ministério Público, polícias e órgãos de fiscalização deflagrou nesta terça-feira (2) uma operação para apurar um esquema de fraudes tributárias envolvendo atacadistas, redes de supermercados e empresas ligadas ao varejo em Minas Gerais.

Entre os investigados está o publicitário Marcos Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como operador do Mensalão em 2018. O advogado Carlos Alberto Arges, que acompanhou o publicitário na ação desta terça, afirmou que a defesa aguarda acesso aos autos para se posicionar.

Denominada Operação Ambiente 186, a investigação é coordenada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MG). Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o grupo criminoso teria desviado mais de R$ 215 milhões em ICMS.

Empresários e funcionários das empresas envolvidas também são investigados por organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. As apurações duraram mais de 18 meses. Segundo as autoridades, o esquema era sofisticado e estruturado com o objetivo de evitar o pagamento de impostos.

De acordo com a investigação, empresários atacadistas e varejistas teriam criado empresas de fachada e simulado operações de venda entre estados para driblar o ICMS devido a Minas Gerais. Com a manobra, o grupo teria comercializado mercadorias a preços reduzidos, elevando sua margem de lucro.

A decisão que autorizou a ação policial, assinada pelo juiz Rodrigo Heleno Chaves, aponta que houve simulações de operações interestaduais envolvendo essas empresas de fachada, localizadas em Goiás ou no Espírito Santo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher morre e dois ficam feridos após capotamento na região de Jacobina

Uma mulher morreu e outras duas pessoas ficaram feridas após um acidente registrado na tarde desta segunda-feira (22) em um trecho da BA-131, entre...

Morre ex-reitor da Universidade Federal da Bahia Rogério Vargens, aos 83 anos

Morreu nesta segunda-feira (22) o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rogério Vargens. Nascido em Salvador, em 1942, ele tinha 83 anos. ...

Dorival desabafa e cita título do Corinthians como resposta a críticos

A conquista da Copa do Brasil com o Corinthians neste domingo (21/12), ao derrotar o Vasco por 2 x 1 no Maracanã, colocou o...