DF: vagas prioritárias terão novas regras e símbolos de acessibilidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Recentemente, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou novas regras para as vagas de estacionamento prioritárias em toda a cidade. A mudança foi aprovada na terça-feira (2/12) e busca aumentar a acessibilidade e padronizar a sinalização dessas vagas.

vaga PCD estacionamento
Vaga destinada a PCD – Foto: Divulgação/Detran-DF

Com a decisão, o artigo 5º da Lei nº 4.568 passa a exigir que todas as vagas prioritárias tenham sinalização, tanto vertical quanto horizontal, com símbolos de prioridade bem visíveis.

O projeto, de autoria do deputado Pepa (PP), também amplia a lista de pessoas que têm direito a essas vagas. Além de pessoas com deficiência, o grupo agora inclui idosos, gestantes e indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Uma das principais novidades é a adoção oficial do símbolo do autismo, um laço colorido com estampa de quebra-cabeça, que deverá ser inserido junto aos outros ícones nas vagas reservadas.

Pepa destacou que essa medida reforça o direito à acessibilidade, que está previsto na Constituição e em tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Após ser aprovado, o projeto agora aguarda a sanção do chefe do Executivo local.

O que você acha dessas novas regras? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil emite certidão de óbito de pianista morto na Argentina em 1976

A certidão de óbito do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Jr., foi emitida pelo 4º Ofício do Gama, no...

Ministério do Esporte cria secretaria para Copa do Mundo de 2027

A Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino foi criada na última semana, por meio de um decreto assinado pelo...

Orçamento aprovado no Congresso deve promover corte de quase R$500 milhões nas universidades federais, aponta entidade

Meta descrição: Cortes de 488 milhões de reais nos recursos destinados às universidades federais em 2026, segundo a Andifes, podem impactar o ensino,...