Governo entrega PL para reestruturação do Planserv e PEC que altera regras de aposentadoria das Polícias Civil e Penal

Publicado:

O Governo da Bahia apresentou, nesta segunda-feira (01), duas importantes propostas à Assembleia Legislativa. O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e o secretário de Administração, Rodrigo Pimentel, entregaram um projeto de lei que busca reestruturar o Planserv, além de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras de aposentadoria para policiais civis e agentes penitenciários.

Essas iniciativas surgem após um diálogo com sindicatos e entidades do setor, visando modernizar o funcionalismo público estadual. O projeto do Planserv traz melhorias significativas, como a criação de um novo critério de contribuição, no qual todos os servidores terão uma contribuição proporcional ao seu salário, em vez de faixas salariais. Isso deve beneficiar cerca de 130 mil servidores com redução nos valores pagos. Além disso, a proposta foca na expansão do atendimento em cidades-polo e na revisão da remuneração dos médicos.

Rodrigo Pimentel destacou que a proposta busca reequilibrar o Planserv, com um percentual de contribuição que começará em 5,5% em 2026, atingindo 6% em 2027. A contribuição patronal também será aumentada, passando de 2,5% para 3,25% em 2026 e 4% em 2027. A ideia é melhorar a oferta de serviços de saúde, especialmente nas áreas mais afastadas, garantindo um atendimento de qualidade.

Quanto à PEC, ela assegura paridade e integralidade das aposentadorias para policiais que ingressaram até 2020. A proposta também inclui diferenças nas idades de aposentadoria entre homens e mulheres, reduzindo a idade para as mulheres, tanto nas regras especiais quanto nas permanentes. A nova regra para as aposentadorias baseia-se na última remuneração ativa, garantindo condições justas para todos.

Adolpho Loyola ressaltou que a proposta é um patrimônio do Estado baiano e dos servidores públicos. Ele agradeceu a colaboração dos sindicatos e solicitou atenção dos deputados à PEC, que é resultado de um trabalho conjunto com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

As propostas foram recebidas pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, e passarão pela apreciação dos deputados. Se aprovadas, entrarão em vigor após a sanção do governador.

O que você acha dessas mudanças propostas? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre o futuro do Planserv e das aposentadorias na Bahia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresário do ramo de armas é preso em Feira por sonegação fiscal de mais de R$ 14 milhões na Bahia

Na terça-feira, dia 2, um empresário em Feira de Santana foi preso, acusado de liderar um esquema de sonegação fiscal que ultrapassa R$...

Mês de novembro registra o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos na Bahia

Megaoperações com asfixiamento financeiro das facções e reforço do patrulhamento resultaram na queda das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte...

Suspeito de tráfico internacional de drogas é preso em condomínio de luxo em Lauro de Freitas

Um homem suspeito de tráfico internacional de drogas foi preso em um condomínio de luxo no bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas....