Tarcísio escolhe médico Aluísio Segurado como novo reitor da USP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vai confirmar a indicação de Aluísio Augusto Cotrim Segurado como o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). A escolha valida o resultado da eleição realizada em 27 de novembro, onde Segurado, professor da Faculdade de Medicina, recebeu 1.270 votos, e será acompanhado por Liedi Légi Bariani Bernucci, que assumirá a vice-reitoria.

Aluísio Segurado, novo reitor da USP

Tarcísio teve a opção de respeitar o resultado da votação ou selecionar um nome de uma lista tríplice com outros candidatos. Na lista estavam Ana Lanna, ex-diretora da FAU, e Marcílio Alves, professor da Poli, que ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.

Perfil do Novo Reitor

Aluísio Segurado é graduado em medicina, com doutorado e livre-docência em doenças infecciosas e parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP. Ele realiza pesquisas em áreas como medicina tropical, saúde global e cuidados com pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Entre suas experiências, Segurado foi vice-reitor executivo de Relações Internacionais de 2013 a 2014 e coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP entre 2018 e 2021. Atualmente, é professor titular da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

A Vice-Reitoria

Liedi Bernucci, a nova vice-reitora, é formada em engenharia civil pela USP e possui mestrado em engenharia geotécnica. Ela concluiu parte de sua formação no ETH de Zurique, na Suíça, e é reconhecida por sua liderança no Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da USP, além de ter contribuído para a fundação de um dos principais laboratórios de pesquisas em ferrovias no Brasil.

Bernucci foi a primeira mulher a chefiar o departamento de engenharia de transportes e a diretoria da Escola Politécnica. Também presidiu o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de 2022 a 2024, e se destacou como membro do Conselho Superior da Fapesp.

Com um novo reitor e vice-reitora, a USP se prepara para novos desafios e oportunidades. O que você espera dessa gestão? Participe nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil emite certidão de óbito de pianista morto na Argentina em 1976

A certidão de óbito do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior, conhecido como Tenório Jr., foi emitida pelo 4º Ofício do Gama, no...

Ministério do Esporte cria secretaria para Copa do Mundo de 2027

A Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino foi criada na última semana, por meio de um decreto assinado pelo...

Orçamento aprovado no Congresso deve promover corte de quase R$500 milhões nas universidades federais, aponta entidade

Meta descrição: Cortes de 488 milhões de reais nos recursos destinados às universidades federais em 2026, segundo a Andifes, podem impactar o ensino,...