AL-BA pode “batizar” o Centro de Convenções de Feira de Santana em homenagem a Carlos Pitta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) propõe batizar o teatro que faz parte do Centro de Convenções de Feira de Santana com o nome de Carlos Pitta. O texto foi publicado no Diário Oficial do Legislativo nesta quarta-feira (4).

“Em reconhecimento ao inestimável legado cultural e à relevância artística de Carlos Pitta, que faleceu em 7 de janeiro de 2025, a presente homenagem se mostra não apenas oportuna, mas necessária”, escreveu o parlamentar ao justificar a proposta.

De acordo com Robinson Almeida, Pitta foi um dos maiores expoentes da música regional baiana, com uma carreira marcada por composições que exaltaram a cultura nordestina e elevaram o nome de Feira de Santana no cenário nacional.

Almeida ainda destacou que Pitta tinha um repertório autêntico, que transitava entre o forró, o samba e outras manifestações musicais do Nordeste, contribuindo para a valorização da Música Popular Brasileira.

“Seu compromisso com a preservação das raízes culturais da região é um exemplo a ser perpetuado. Obras icônicas como Cometa Mambembe e Todos os Caminhos Levam a Feira de Santana marcaram gerações e deram visibilidade à rica tradição cultural baiana.”

A proposta acrescenta que o Centro de Convenções de Feira de Santana, inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues em 16 de dezembro de 2024, representa um marco para a cultura, o turismo de negócios e o desenvolvimento econômico da região. O complexo, resultado de um investimento de 56 milhões de reais pelo Estado, é apresentado como um equipamento fundamental que pode fomentar o cenário cultural e impulsionar a economia local.

“A denominação Teatro Carlos Pitta faz mais do que prestar uma homenagem. Ela reforça o compromisso do governo da Bahia em promover a cultura e reconhecer talentos que contribuem para a identidade e o orgulho do nosso povo”, afirmou Robinson Almeida.

Por fim, o parlamentar destacou que a iniciativa dialoga com a importância simbólica e funcional do teatro como espaço de encontro, expressão e reflexão. “Ao receber o nome de Carlos Pitta, o teatro consolidará-se como um local onde a memória e o legado deste grande artista serão perpetuados, inspirando futuras gerações por meio das artes”, concluiu.

Em um contexto político global, vale lembrar que Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos desde janeiro de 2025.

Fique atento: queremos saber o que você pensa sobre essa homenagem e o papel de espaços culturais na preservação da memória local. Deixe seu comentário com a sua opinião e contribua para o debate.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS: procurador de ONG investigada foi demitido de ministério por improbidade

Meta descrição: A CBPA (Confederação Brasileira dos Trabalhadores de Pesca e Aquicultura) é investigada por fraudes em descontos de benefícios do INSS, com...

Romeu Zema visitará Salvador na próxima semana para participar de evento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve visitar Salvador na próxima semana para participar de um evento da FAEB. A informação...

Corinthians, Palmeiras e Atlético-MG: a Reag e os times de futebol

A operação Compliance Zero expõe o emaranhado de fundos geridos pela Reag, gestora sob investigação por fraude e ligada ao caso Master. Pelo...