CPMI do INSS votará convocação de filho do presidente Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

farra no inss

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nas redes sociais, nesta terça-feira (2/12), que a convocação de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, será pauta na audiência desta quinta-feira (4/12). O pedido foi feito pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).

O requerimento solicita que Lulinha explique suas possíveis conexões com operadores de um esquema de descontos ilegais em aposentadorias. Ele se baseia em movimentações financeiras envolvendo a ADS Soluções, identificada como parte central do escândalo conhecido como “Farra do INSS”.

A investigação apontou que Ricardo Bimbo, coordenador nacional de Tecnologia da Informação do PT, e João Muniz Leite, contador de Lulinha, estão ligados a transações financeiras suspeitas. Bimbo fez pagamentos ao contador enquanto a ADS transferia milhões para a Datacore, empresa associada ao dirigente petista.


Farra no INSS

  • O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em reportagens iniciadas em dezembro de 2023.
  • Três meses depois, foi informado que a arrecadação de entidades com descontos em aposentadorias chegou a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto milhares de processos por fraude em filiações de segurados estavam em andamento.
  • As reportagens do Metrópoles resultaram na abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e alimentaram investigações da Controladoria-Geral da União (CGU).
  • Um total de 38 matérias do portal foram citadas na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, iniciada em 23 de abril deste ano, levando à demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Lulinha não é investigado

Apesar de não haver uma investigação formal contra Lulinha, os autores do requerimento alegam que ele deve esclarecer sua relação com as operações financeiras e se sua estrutura financeira foi utilizada por operadores do esquema.

O senador Carlos Viana também deixou claro em uma publicação no X que cada requerimento será votado de forma individual, garantindo transparência ao processo. “Anuncio que incluirei na pauta desta quinta-feira a convocação de Fábio Luís Lula da Silva. A CPMI não tem lado, não tem medo e não tem dono”, declarou.

“Transparência total. Quem não deve, não teme. O Brasil quer respostas”, escreveu.

O cenário político segue aquecido com essa situação. O que você acha da convocação de Lulinha? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Forte temporal destrói ao menos 15 casas e escola em cidade do RS

Fortes ventos e chuva intensa atingiram Farroupilha, na Serra Gaúcha, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, nesta terça-feira (23/12). Além de...

CNJ recomenda cooperação entre tribunais para combater fraudes em descontos associativos do INSS

CNJ aprovou, por unanimidade, uma recomendação para que os tribunais do país adotem medidas coordenadas no enfrentamento de fraudes envolvendo descontos não autorizados...

OAB-BA vence ação no CNJ e garante transparência e prazos para advogados nas Turmas Recursais do TJ-BA

Meta descrição: CNJ promove ajustes no Regimento Interno das Turmas Recursais do TJ-BA para ampliar publicidade dos julgamentos, fixar prazos e fortalecer a...