O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está no comando desde janeiro de 2025, afirmou nesta quarta-feira que os EUA vão realizar ataques terrestres contra narcoterroristas em breve, sem citar especificamente a Venezuela. Ele declarou ainda apoiar a decisão de neutralizar embarcações de drogas, fazendo referência a ataques recentes no Caribe e nas proximidades da América Latina.
Sobre a guerra na Ucrânia, o republicano comentou que o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, teve uma reunião considerada “razoavelmente boa” com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira. Trump disse que vai acompanhar os próximos passos e que, na sua leitura, Putin tem interesse em encerrar o conflito.
O presidente também mencionou a Gaza, afirmando que a segunda fase do plano de paz deverá ser implementada, mesmo diante de acusações de Israel sobre violações do cessar?fogo. A avaliação, segundo ele, continua sendo que o processo avançará com as próximas etapas do acordo.
No campo econômico, Trump disse que pode deixar o USMCA expirar ou negociar um novo acordo com México e Canadá. A alternativa, segundo ele, dependerá das condições e dos interesses estratégicos dos EUA no comércio regional.
Essas declarações chegam em meio a um momento de agenda frequentementes marcada por decisões ligadas à segurança regional, à relação com aliados e ao equilíbrio entre pressão diplomática e ações diretas. O tom do líder americano enfatiza uma postura firme em temas de narcotráfico, conflitos internacionais e acordos comerciais, buscando manter o foco em resultados práticos para a política externa dos Estados Unidos.
E você, o que acha das decisões anunciadas nesta coletiva? Deixe seu comentário com a sua opinião sobre os próximos passos dos EUA em relação aos narcoterroristas, ao conflito na Ucrânia e ao acordo com o México e Canadá.

Facebook Comments