Deputada critica blindagem a Lulinha na CPMI do INSS: “Bandido”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) criticou, nesta quinta-feira (4/12), durante a CPMI do INSS, a não convocação de Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela afirmou: “Estão blindando bandido”. Veja:

Ventura mostrou na comissão o print de uma reportagem do Metrópoles, na coluna de Andreza Matais, que cita o depoimento de uma testemunha sobre a tal mesada.

O suposto “mensal” de Lulinha foi narrado em depoimento à Polícia Federal, divulgado pelo Poder 360 e confirmado pela coluna. A Farra do INSS ganhou repercussão com uma série de reportagens do Metrópoles.


Farra do INSS

  • A chamada “Farra do INSS” tornou-se pública em dezembro de 2023, após séries de reportagens do Metrópoles, que denunciaram o aumento drástico das arrecadações de associações com descontos indevidos aplicados a aposentados — chegando a R$ 2 bilhões em um ano.
  • As entidades respondiam a milhares de processos por filiações fraudulentas.
  • As revelações levaram à abertura de inquérito da Polícia Federal (PF) e abasteceram investigações da Controladoria-Geral da União (CGU).
  • A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano, resultou na demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. No total, 38 reportagens do Metrópoles foram citadas pela PF na representação que originou a operação.

Convocações e rejeições desta quinta

A sessão da CPMI do INSS desta quinta-feira vai ouvir Américo Monte Júnior, presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB). A entidade está na mira por supostas irregularidades ligadas a descontos indevidos. A comissão também ouviria Silas da Costa Vaz, secretário da Conafer, mas o depoimento foi adiado, pois apresentou um atestado médico de dengue.

A comissão rejeitou a convocação do empresário Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, e dos CEOs dos bancos PicPay, C6, Crefisa e Santander. Também rejeitou a convocação do chefe da Zema Crédito, empresa da família do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Nesta quinta, foram aprovadas as convocações do governador mineiro Romeu Zema e do dono do banco Master, Daniel Vorcaro. A comissão ainda aprovou a quebra dos sigilos bancários de Vorcaro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da AL-BA lamenta morte do deputado Alan Sanches e decreta luto oficial

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos (PSD), lamentou neste sábado (17) a morte do deputado estadual Alan Sanches...

Atriz da TV Globo corre atrás de assaltante no centro de SP. Veja vídeo

Atriz Nina Baiocchi tem celular roubado durante corrida de Uber no centro de São Paulo A atriz Nina Baiocchi, da TV Globo e intérprete...

Bahia anuncia fim do patrocínio máster com a Viva Sorte Bet; veja detalhes

O Esporte Clube Bahia anunciou, nesta manhã de sábado (17), uma mudança na estrutura de patrocínios: a rescisão amigável do contrato de patrocínio...