Pedro Maia tem maior votação da história e lidera lista tríplice para Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou a eleição que definiu a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. O atual chefe da instituição, Pedro Maia, recebeu a maior votação já registrada no MP baiano na quinta-feira, 4, com 613 votos, o equivalente a cerca de 98% dos votos válidos.

Participaram do processo 628 membros, entre procuradores e promotores de Justiça, que votaram de forma remota ou presencial. O colégio eleitoral é composto por 631 integrantes.

A lista tríplice será enviada ainda hoje ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). O gestor terá 15 dias para escolher e nomear quem comandará o MP-BA no biênio 2026-2028. A composição ficou assim:

  • Pedro Maia – 613 votos
  • Luís Alberto Vasconcelos – 188 votos
  • André Lavigne Mota – 167 votos

A eleição foi realizada das 10h às 17h, por sistema remoto, secreto e digital, com estrutura presencial de apoio na Sala de Sessões da sede do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Pedro Maia destacou a expressiva votação: “Um resultado espetacular, que mostra um Ministério Público unido e coeso. A quase totalidade dos membros da Bahia veio votar e demonstrou que deseja a continuidade de uma gestão que tanto fez pela sociedade baiana nestes dois últimos anos. Estou muito honrado. É a sexta vez consecutiva que figuro como o mais votado pela classe, com votações que aumentam a cada eleição, refletindo um apoio quase total. Como é um processo de duas etapas, aguardo com tranquilidade e expectativa a escolha e nomeação pelo governador do Estado.”

Maia chefia o MP-BA desde 2024. Os demais integrantes da lista, André Lavigne Mota e Luís Alberto Vasconcelos, ocupam, respectivamente, os cargos de secretário-geral e secretário-geral adjunto na atual gestão.

No pleito anterior, em 2022, ele havia recebido 569 votos. Esta é a sexta vez consecutiva em que Pedro Maia aparece como o nome mais votado pela classe.

A definição da lista tríplice é apenas o passo inicial. O governador poderá escolher e nomear o procurador-geral de Justiça para o biênio 2026-2028, e o processo segue com expectativa na área jurídica da Bahia.

Como você avalia esse momento no MP da Bahia? Deixe sua leitura, opinião ou comentário logo abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Torcedores que emboscaram grupo rival com paus e pedras são presos

A Polícia Civil de Goiás prendeu nove torcedores do Goiás suspeitos de atacar simpatizantes do Vila Nova com paus e pedras em Goiânia....

New York Times processa Pentágono por novas regras à imprensa e alega violação da Primeira Emenda

O jornal New York Times acionou a Justiça contra o Departamento de Defesa dos EUA, na quinta-feira, diante do Tribunal Distrital de Washington,...

Moraes endurece regras e amplia vigilância sobre visitas a Bolsonaro

Reprodução/CNN O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que os locais onde estão custodiados os presos condenados do núcleo 1 da trama...