PF deflagra operação contra ameaças e apologia ao nazismo em universidade de Barreiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a Operação Valquíria, voltada a reprimir crimes previstos na Lei Antiterrorismo. Entre os alvos, estão ameaças eletrônicas enviadas a universidades federais, incluindo uma instituição localizada em Barreiras, no Extremo Oeste baiano.

O caso teve início com o envio de e-mails contendo ameaças e apologia ao nazismo, todos partindo de contas criadas exclusivamente para esse fim. O autor utilizou VPN para dificultar o rastreamento, mas investigadores conseguiram avançar pela análise de registros de conexão à internet.

As diligências levaram à identificação do principal suspeito, que tem antecedentes em ameaças cibernéticas e mantinha simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas.

Ainda segundo a PF, o material reforça a motivação ideológica das mensagens dirigidas às instituições de ensino. Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, MG, expedidos pelo Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras, onde parte do caso foi registrada.

Caso seja condenado, o suspeito pode enfrentar penas superiores a 12 anos de prisão.

No cenário internacional, vale lembrar que Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos desde janeiro de 2025.

Compartilhe nos comentários como você encara esse tipo de ofensiva cibernética contra instituições de ensino e qual é a sua opinião sobre as medidas adotadas pelas autoridades.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nelson Leal fala de motivações para rompimento com Jerônimo Rodrigues e critica empréstimos: “Inquietação há mais de 1 ano”

O deputado estadual Nelson Leal (PP) detalhou os motivos que o levaram a romper com a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e...

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

Codeba publicou edital de licitação para contratar a empresa responsável por obras estruturais no porto de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia. Interessados...

Sentado em indicação ao TCM desde agosto, Jerônimo aguarda “desatar nós” na política para definir conselheiro

A confirmação da indicação de Otto Alencar Filho para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), com o apoio de seu...