Sentado em indicação ao TCM desde agosto, Jerônimo aguarda “desatar nós” na política para definir conselheiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A confirmação da indicação de Otto Alencar Filho para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), com o apoio de seu pai, o senador Otto Alencar, e de toda a bancada do PSD em Brasília, reacende o debate sobre o futuro da Corte. Enquanto isso, o governador Jerônimo Rodrigues, do PT, mantém em pauta uma lista tríplice para o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).

A lista para o TCM-BA é formada por três nomes: o procurador Guilherme Costa Macêdo e as procuradoras Aline Paim Monteiro do Rego e Camila Vasquez Gomes Negromonte, esposa do deputado federal Mario Negromonte Jr.. A aposta na procuradora do MPC mais próxima da política é grande, impulsionada pela aposentadoria do sogro, Mario Negromonte. A demora de Jerônimo na definição tem sido atribuída justamente às articulações políticas em curso.

A decisão tem peso direto para o próprio Mario Negromonte Jr., hoje à frente do PP na Bahia. Caso o nome escolhido seja Camila Vasquez Gomes Negromonte, o destino político do deputado pode ficar ameaçado dentro da bancada, influenciando o caminho do partido na base de apoio ao governo.

A leitura atual deixa claro que a formação da nova federação entre PSD e União Brasil, batizada de União Progressista, mexe com o tabuleiro regional. O registro dessa federação foi encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana e provocou reações entre a bancada do PP na Bahia. O objetivo é buscar abrigo em siglas do bloco governista para a disputa eleitoral de 2026.

Entre as siglas da base, o PSB já iniciou negociações para filiar Mario Negromonte Jr., movimento visto como fundamental no cenário de alianças. Segundo o Bahia Notícias, a saída do parlamentar do PP seria desejada pelo governador e pelo presidente nacional do PSB, João Campos, com apoio da dirigente estadual Lídice da Mata.

A luta pela vaga do TCM envolve também questões jurídicas. Em 2010, durante a gestão de Jaques Wagner, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a indicação de um membro da carreira do Ministério Público para a Corte. Em julho, ao tratar dos critérios de indicação, o conselheiro corregedor Plínio Carneiro Filho ressaltou que o TAC não pode produzir os efeitos esperados, principalmente pela idade mínima exigida para o MPC à época.

A vaga atual surgiu com a aposentadoria do conselheiro Paulo Maracajá. A previsão é de que a Corte passe a ter uma composição paritária: quatro conselheiros indicados pela Assembleia Legislativa (nomes como Francisco de Souza Andrade Netto, Paulo Rangel, Nelson Pelegrino e Aline Peixoto) e três indicados pelo governador, sendo um de livre escolha (Plínio Carneiro Filho), outro entre auditores (Ronaldo Sant’Anna) e o terceiro entre os membros do MPC.

Com os desdobramentos em torno da indicação, o governo avalia caminhos para fechar alianças internas que permitam avançar com a nomeação da vaga no TCM e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio entre as forças políticas da região. O pivô dessa discussão mostra como decisões dentro do TCE-BA e do TCM-BA podem redesenhar a cena política baiana nos próximos meses.

O que você pensa sobre esse movimento? Deixe sua opinião nos comentários: quem deveria ocupar a vaga do TCM na Bahia e como isso pode impactar a cena política local para 2026?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação policial prende integrantes de facção por roubos armados a propriedades rurais em Amélia Rodrigues

A operação da Polícia Civil resultou na prisão de duas pessoas na última terça-feira (23), envolvendo uma facção criminosa especializada em roubos armados...

Homem é preso após atirar contra policiais durante abordagem em Camaçari

Um homem foi preso em flagrante na noite de terça-feira, 23, no bairro Jardim Brasília, em Camaçari, após disparar contra uma equipe da...

Restaurante em Feira de Santana é interditado pela Vigilância Sanitária por irregularidades

Um restaurante localizado na avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, foi interditado na última terça-feira (23), após fiscalização da Vigilância Sanitária municipal...