Caso Marielle: Alexandre de Moraes solicita data para julgamento de acusados de planejar crime

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu na quinta-feira (4) a marcação de data para o julgamento de cinco acusados de planejar o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). A análise será realizada presencialmente pela Primeira Turma da corte, com a data a ser definida pelo presidente do colegiado, ministro Flávio Dino.

Os réus no processo são o deputado federal cassado Chiquinho Brazão; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Domingos Brazão; o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa; o policial militar Ronald Paulo Alves Pereira; e o ex-assessor do TCE-RJ, Robson Calixto da Fonseca.

O caso já estava pronto para julgamento desde junho, após as defesas apresentarem as alegações finais. Entretanto, a pauta da Primeira Turma foi, em grande parte, ocupada neste segundo semestre pelas ações penais ligadas à chamada trama golpista, inclusive aquela que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com o julgamento do núcleo dois da trama golpista previsto para as próximas duas semanas, a expectativa é que a análise do caso Marielle Franco ocorra apenas em 2026.

Em manifestação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a condenação dos cinco réus. As defesas, por sua vez, negam participação de todos no crime e pedem absolvição.

O processo, no STF, trata especificamente das acusações de planejamento do crime. Os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, que já confessaram serem os executores — Lessa como atirador e Queiroz como motorista do carro —, já haviam sido julgados e condenados pela Justiça do Rio a 78 e 59 anos de prisão, respectivamente, após firmarem acordos de delação premiada.

As informações sobre o caso já circulavam na imprensa.

Gostou da atualização? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o andamento do processo e o que isso representa para a Justiça na cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Selton Mello vai dirigir e estrelar adaptação de ‘O Alienista’, clássico de Machado de Assis

Selton Mello vai dirigir e estrelar a adaptação de O Alienista, clássico de Machado de Assis, para o cinema, com uma leitura contemporânea...

Ex de Dado Dolabella reage a vídeo de Mariana Goldfarb sobre violência

Mariana Goldfarb ganhou destaque nas redes ao participar de uma campanha do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre violência psicológica, compartilhando sua...

Rosalía revela desejo de gravar com Caetano Veloso: “Tenho um respeito muito grande por ele”

A cantora europeia Rosalía esteve no Brasil para divulgar o novo álbum LUX e revelou, em entrevista ao Hugo Gloss, o desejo de...