Às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 5 de dezembro, acontece o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O evento será realizado em Washington, nos Estados Unidos, no Kennedy Center.
A cerimônia, realizada pela Fifa, define os confrontos da primeira edição com 48 seleções. A competição será disputada no Canadá, Estados Unidos e México, entre 11 de junho e 19 de julho.
Confira os potes do sorteio:
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial.
Apesar de o sorteio ocorrer nesta sexta-feira, nem todas as seleções já garantiram presença no torneio. Até o momento, 42 países já estão classificados.
Os 42 países classificados para a Copa do Mundo de 2026
Canadá (país-sede); Estados Unidos (país-sede); México (país-sede); Curaçao (América do Norte, Central e Caribe); Haiti (América do Norte, Central e Caribe); Panamá (América do Norte, Central e Caribe); Japão (Ásia); Irã (Ásia); Uzbequistão (Ásia); Coreia do Sul (Ásia); Jordânia (Ásia); Austrália (Ásia); Catar (Ásia); Arábia Saudita (Ásia); Nova Zelândia (Oceania); Argentina (América do Sul); Brasil (América do Sul); Equador (América do Sul); Uruguai (América do Sul); Colômbia (América do Sul); Paraguai (América do Sul); Marrocos (África); Tunísia (África); Egito (África); Argélia (África); Gana (África); Cabo Verde (África); África do Sul (África); Costa do Marfim (África); Senegal (África); Inglaterra (Europa); França (Europa); Croácia (Europa); Portugal (Europa); Noruega (Europa); Holanda (Europa); Alemanha (Europa); Suíça (Europa); Áustria (Europa); Bélgica (Europa); Espanha (Europa); Escócia (Europa).
Como funciona o sorteio da Copa do Mundo?
Os potes são montados a partir do ranking da FIFA. O Brasil, por exemplo, ficou em quinto lugar nas Eliminatórias da América do Sul, mas estará no pote 1 por ser uma das seleções mais bem ranqueadas.
A única exceção envolve equipes que disputarão a repescagem. Independentemente da posição no ranking, esses times ficam no pote 4.
Em cada pote, as duas seleções de melhor ranking serão distribuídas em grupos opostos no sorteio, para que um encontro possível ocorra apenas na final. No Pote 1, isso se aplica a Espanha e Argentina.
Com 48 seleções nesta edição, cada um dos 12 grupos da fase inicial terá quatro equipes. Avançam ao mata-mata os dois melhores de cada chave, além dos oito terceiros colocados com melhor desempenho.
No momento do sorteio, as bolinhas dos países-sede serão coloridas: México (verde), Canadá (vermelho) e Estados Unidos (azul). Essas equipes já estão pré-definidas como cabeças de chave dos grupos A, B e D, respectivamente. As demais seleções serão representadas em bolinhas brancas e serão direcionadas aos grupos restantes.
Os demais potes seguem o rito tradicional. Ou seja, cada time será destinado aos grupos na sequência de A a L, desde que não haja outra seleção do mesmo continente. Caso haja, o time passa para o grupo seguinte.
E você, o que espera do sorteio? Compartilhe suas ideias nos comentários e conte qual grupo você acha que vai nascer. Sua opinião faz a diferença para o debate técnico e para quem gosta de acompanhar cada detalhe da competição.

Facebook Comments