Operação “Anátema: Fase 2” prende seis integrantes de organização criminosa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Operação Anátema: Fase 2 é a ação da Polícia Civil da Bahia que avança contra a organização criminosa liderada por Fábio Souza Santos, conhecido como Geleia, responsável por movimentar mais de R$ 4 bilhões nos últimos cinco anos, majoritariamente via tráfico de drogas.

A força-tarefa cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana e Santo Estêvão, expandindo o raio de atuação para os estados do Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.

Até o momento, seis pessoas foram presas nas cidades de Santo Estêvão, Feira de Santana, Jaguarari e em Minas Gerais. Entre os alvos das ordens expedidas pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos de Organização Criminosa de Salvador está um vereador do interior da Bahia. As diligências continuam para cumprir os mandados remanescentes.

O delegado Fábio Lordello, diretor do DRACO, afirmou que a deflagração desta fase precisou ser adiantada após o vazamento de informações sigilosas em veículos de imprensa baianos, o que comprometeu o planejamento. “O vazamento de dados protegidos por sigilo judicial constitui grave afronta à investigação. Serão adotadas as providências cabíveis para rigorosa apuração da origem desse ilícito, incluindo a instauração de procedimento específico para responsabilização de todos os envolvidos”, declarou.

A operação teve início em setembro, quando sete integrantes do núcleo criminoso foram presos. O líder, Geleia, continua foragido desde 2023. O avanço da apuração e a segunda fase se baseiam no aprofundamento das análises financeiras, telemáticas e patrimoniais do grupo, com a atuação integrada entre DRACO, o DEPIN e as polícias de Minas Gerais (PCMG), Paraná (PCPR) e Santa Catarina (PCSC).

Fique à vontade para comentar o que você acha sobre essa operação e seu impacto no combate ao crime na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Explosão em fábrica clandestina de fogos termina em morte no Recôncavo baiano

Uma explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício deixou uma vítima fatal na tarde desta terça-feira (3), na localidade de Bangolá,...

Raimundo Costa, Adriano Lima e Bebeto Galvão selam aliança e decidirão juntos filiação partidária

Resumo SEO: A aliança entre Raimundo Costa (Podemos), Adriano Lima (PP) e Bebeto Galvão (PSB) pode redesenhar o cenário para deputado federal na...

Professora morre em acidente de carro após discussão com ex-marido no veículo em orla de Porto Seguro; entenda o caso

Uma morte está sendo investigada pela Polícia Civil da Bahia após um acidente na orla de Porto Seguro, no extremo sul do estado,...