STF condena 5 PMs do DF a 16 anos de prisão por omissão durante o 8/1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Primeira Turma do STF condenou, nesta sexta-feira, cinco policiais militares do Distrito Federal a 16 anos de prisão pela atuação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Cabe recurso contra a decisão, e as penas não serão executadas imediatamente.

Por votação unânime, os ministros entenderam que Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral, Klepter Rosa Gonçalves, ex-subcomandante-geral, além dos coronéis Jorge Eduardo Barreto Naime, Paulo José Ferreira de Sousa e Marcelo Casimiro Vasconcelos, atuaram com omissão na contenção dos manifestantes golpistas.

Segundo informações da Agência Brasil, o colegiado absolveu o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins por falta de provas. Os votos foram proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes, relator, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Alexandre de Moraes entendeu que os réus cometeram condutas omissas durante os atos golpistas e incurriam nos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

As defesas, durante a tramitação, questionaram a realização do julgamento pelo STF e afirmaram que os acusados não tinham foro privilegiado. Alegaram ainda cerceamento de defesa por falta de acesso total à documentação do processo.

A decisão não encerra o caso: há recursos pendentes e as penas não entram em vigor de imediato. O veredito reforça, porém, o peso de atos contra o regime democrático e a responsabilidade de autoridades pela segurança institucional.

Qual a sua leitura sobre o desfecho desse processo? Deixe sua opinião nos comentários e explique como você enxerga o papel da Justiça diante de crises que desafiam a democracia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem de 23 anos morre após 32 dias internado; acidente foi causado por moto na contramão, aponta perícia

Teixeira de Freitas: Gustavo Jesus Lopes, 23 anos, não resistiu aos...

Polícia Militar recupera veículo roubado durante patrulhamento na BA-528, em Salvador

Na noite deste sábado (27), a Polícia Militar da 31ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recuperou um veículo com registro de roubo...

Homem atira na esposa no litoral paulista, se mata e mulher sobrevive

Um homem de 41 anos morreu após atirar na esposa e suicidar-se na tarde de sexta-feira (26/12) em Praia Grande, litoral...