STF rejeita pedido de reconsideração da AGU sobre Lei do Impeachment

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Gilmar Mendes, do STF, rejeitou nesta quinta-feira (4) o pedido de reconsideração da AGU sobre a decisão que suspendeu trechos da Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950).

A decisão anterior, tomada na quarta-feira (3), suspendeu artigos da lei considerados incompatíveis com a Constituição Federal, incluindo regras sobre o quórum para abrir impeachment de ministros do STF no Senado e a competência para apresentar denúncias por crimes de responsabilidade.

Na decisão desta quinta, Mendes afirmou que a medida cautelar continua necessária. Ele disse que a medida encontra amparo na Constituição e é essencial para cessar um estado de coisas claramente incompatível com o texto constitucional, sem motivos para alterar seus termos.

O ministro reiterou que continuam presentes os requisitos para a concessão da medida provisória e que a análise de mérito das ADPFs 1259 e 1260 ocorrerá no plenário virtual do STF a partir de 12 de dezembro.

ENTENDA: A AGU apresentou ao STF, na quarta-feira (3), manifestação solicitando a reconsideração da decisão que suspendeu dispositivos da Lei do Impeachment (Lei 1.079/1950) relativos ao afastamento de ministros da Corte.

O pedido da AGU atende a despacho do relator das ADPFs 1259 e 1260, que questionam a recepção de trechos da lei pela Constituição de 1988.

Curioso para saber como isso pode impactar o cenário jurídico? Deixe sua opinião nos comentários e conte o que você pensa sobre esse embate entre AGU e STF.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veículo apreendido era a última peça de esquema de clonagem que já tinha dono preso, diz delegado

Itamaraju registrou a apreensão de uma caminhonete Fiat Strada com fortes indícios de clonagem na manhã deste domingo (28). A ação, realizada pela...

Preso que fez refém durante ‘saidinha’ foi localizado por sinal emitido pela tornozeleira eletrônica

Um detento condenado por latrocínio, que cumpria pena em regime provisório e estava em saidinha temporária de fim de ano, foi preso em...

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...