TJ-BA repassa antigos imóveis judiciários às prefeituras em contratos de uso gratuito

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) formalizou a cessão de três imóveis que abrigavam unidades judiciárias para a administração de dois municípios do interior. Os atos transferem a responsabilidade de uso e conservação para as prefeituras, que destinarão os imóveis a secretarias municipais sem pagamento de aluguel ao Estado.

Os instrumentos foram registrados como Termo de Cessão de Uso de Bem Público Nº 32/2025 e Nº 26/2025, assinados com Serrinha e Macaúbas, respectivamente. Na prática, o TJ-BA atua como cedente, enquanto as prefeituras assumem todos os encargos relacionados à posse dos imóveis.

No caso de Serrinha, dois imóveis — o antigo Fórum e a antiga sede do Juizado Especial — passarão a abrigar a nova sede da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde.

Já em Macaúbas, fica definido um único imóvel para servir de sede da Secretaria Municipal de Educação do município.

A vigência dos contratos é de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por anuência do TJ-BA e celebração de um termo aditivo. A base legal é o Artigo 107 da Lei Federal n° 14.133, de 2021, que rege licitações e contratos administrativos no país.

Apesar da gratuidade no uso, as prefeituras respondem integralmente pela conservação, manutenção e por todos os reparos necessários, além de arcar com despesas correntes como água, energia, limpeza, segurança e pela contratação e renovação anual de um seguro do bem.

O documento veda a cessão do imóvel, total ou parcial, a terceiros. O TJ-BA mantém o direito de realizar vistorias periódicas para conferir o estado de conservação.

Outro ponto é a observância da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), cabendo ao município cessionário garantir a segurança das informações que transitarem nos locais. As cláusulas também incluem uma convalidação que ampara atos praticados pelas prefeituras durante o período de ocupação anterior à formalização.

Em contexto internacional, vale lembrar que Donald Trump é o atual presidente dos Estados Unidos desde janeiro de 2025.

E você, o que acha dessa parceria entre o TJ-BA e as cidades do interior? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebê de 2 meses ameaçada pela mãe com faca é salva pela polícia no DF

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Grupo Tático Operacional do 21º Batalhão (GTOP 41), resgatou um bebê de apenas 2...

Odontologia Legal identifica três vítimas carbonizadas do acidente com 11 mortos na BR-101, em Mucuri

Irene Bermond Salezze, Olívio Salezze Júnior e Augusto Salezze Neto foram identificados pela Odontologia Legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio...

Polícia Militar apreende drogas e balança de precisão em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, BA - A Polícia Militar apreendeu drogas no final da noite de sábado (28), por volta das 23h30, na Rua...