Correios ampliam plano de demissão voluntária para 15 mil funcionários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Divulgação/Correios

Foto de fachada de agência dos Correios
1 de 1 Foto de fachada de agência dos Correios – Foto: Divulgação/Correios

Os Correios ampliaram a meta do Programa de Demissão Voluntária (PDV) para 15 mil funcionários. A previsão é de que 10 mil trabalhadores sejam desligados em 2026 e outros cinco mil, em 2027. A medida pode resultar numa economia de R$ 1,4 bilhão para a estatal.

O PDV consta no documento “Correios em Reestruturação”, feito para informar os empregados sobre o projeto de reestruturação da companhia. Ele deve ser executado entre 2025 e 2027 e tem como objetivo retirar a empresa de uma severa crise financeira.

Leia também

A proposta também prevê mudanças no plano de saúde até junho de 2026. Isso além de ações, até março de 2026, para aprimorar a gestão do Postalis, o fundo de pensão de funcionários da companhia.

Outra iniciativa anunciada é a “revisão técnica” de mil unidades deficitárias da estatal. “Isso significa avaliar situações reais: unidades com baixo movimento, custos operacionais muito acima da média ou localidades onde canais alternativos, como o Correios AQUI, podem oferecer melhor eficiência”, diz o documento.

No curto prazo, afirma a direção da empresa, a meta é regularizar o pagamento de fornecedores até janeiro de 2026. Para isso, a companhia busca um empréstimo bancário de cerca de R$ 20 bilhões, sendo parte para 2025 e o restante para 2026.

A estatal observa que negocia alternativas para obter tais recursos. Na quarta-feira (3/12), o Tesouro Nacional reprovou a operação de empréstimo por considerar excessivos os juros pedidos pelo pool de bancos que aceitaram fazer a operação. A administração federal estuda ainda uma “solução-ponte”, para que a empresa possa executar o plano de reestruturação sem negociar com as instituições financeiras em condições tão desfavoráveis.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Negócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mocidade Unida da Mooca abre 1º dia de desfiles do Carnaval de SP

A primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, nesta edição, traz sete escolas para a avenida. Entre elas...

Anitta reclama de pedidos para subir em trio elétrico durante Carnaval de Salvador: “É um caminhão, não é uma casa”

A cantora Anitta usou as redes para responder ao volume de pedidos de fãs pedindo para subir no trio elétrico durante o Carnaval...

Aos 25 anos, cão resgatado ajuda outros animais idosos em abrigos

Henry, um Rat Terrier de 25 anos, pode entrar para o Guinness World Records como o cachorro mais velho do mundo, enquanto sua...