Datafolha: Recuperação provocada por tarifaço perde força e Lula fecha o ano com aprovação estagnada

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Datafolha aponta estabilidade na avaliação do governo de Lula ao fim do ano. 32% dos eleitores consideram a gestão boa ou ótima, 37% ruim ou péssima e 30% regular. A variação em relação à pesquisa de setembro é mínima, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

Além disso, quando se avalia o trabalho pessoal do presidente, a tendência é semelhante: 49% aprovam, ante 48% na leitura anterior. A desaprovação fica em 48%, o mesmo índice de setembro.

1. Aprovação da gestão: 32% consideram boa ou ótima, 37% ruim ou péssima, 30% regular. A variação em relação a setembro permanece dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

2. Grupos com maior apoio à gestão: 60 anos ou mais (40%), menos instruídos (44%), nordestinos (43%) e católicos (40%).

3. Grupos com maior rejeição à gestão: eleitores com ensino superior 46%, renda de 5 a 10 mil 53%, sulistas 45% e evangélicos 49%.

4. Avaliação do trabalho pessoal de Lula: 49% aprovam, 48% desaprovam. A leitura pessoal segue estável, ainda que ligeiramente favorável em comparação com o tema do governo.

5. Desaprovação geral: 48% desaprovam o presidente, o mesmo índice registrado na pesquisa anterior de setembro.

6. Metodologia: a Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 113 cidades; o levantamento foi realizado entre a última terça-feira (2) e esta quinta-feira (4).

Como você lê esse momento da política brasileira? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte o que mais impacta seu dia a dia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem agride amiga com tacho de ferro e a deixa em estado grave

Um homem agrediu uma amiga com um tacho durante uma confraternização em Várzea Paulista, interior de São Paulo, no último sábado, 29/11. A...

Luta entre Charles do Bronx e Max Holloway é confirmada para o UFC 326

UFC 326: Oliveira encara Holloway pela luta principal em Las Vegas O UFC confirmou na noite de sexta-feira a luta entre Charles "do Bronx"...

STF reage com surpresa à decisão de Bolsonaro de apoiar Flávio à Presidência em 2026

1) Ministros do STF ficaram surpresos ao saber que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi escolhido pelo...