Maduro arrisca português e pede apoio de brasileiros em vídeo: ‘A vitória nos pertence’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

1 O ditador Nicolás Maduro usou o português em uma transmissão da TV estatal para pedir apoio do povo brasileiro à Venezuela, com a frase: “A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”, em tom de "portunhol".

2 Maduro pediu aos brasileiros que saiam às ruas para apoiar a Venezuela na sua luta pela paz e pela soberania. Disse que temos direito à paz com soberania e agradeceu por receber um boné do Movimento dos Sem Terra durante a transmissão.

3 Nos últimos meses, os Estados Unidos fizeram ataques a embarcações no Caribe e no Pacífico, apontando traficantes de drogas. O governo americano orientou companhias aéreas a evitar sobrevoar a região, realizou exercícios em águas internacionais próximas à jurisdição venezuelana e deslocou o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald Ford, para as proximidades da costa. Também foram autorizadas operações da CIA na Venezuela.

4 Segundo o governo dos EUA, agora chefiado pelo presidente Donald Trump, Maduro lidera um cartel de drogas chamado “Cartel de los Soles”. O governo venezuelano nega as acusações, afirmando que os EUA buscam derrubar Maduro para controlar o petróleo venezuelano. Publicamente, Maduro tem solicitado paz, chegou a cantar Imagine, de John Lennon, e a dançar com universitários, reforçando que não quer uma paz de escravos; ao redor dele, foram reforçadas as medidas de segurança.

5 Maduro e Trump conversaram por telefone em novembro, em meio a tensões e a uma série de negociações entre Caracas e Washington. O recado histórico fica no contexto de acusações e contraprovas entre os dois governos acerca de influência, petroléo e drogas.

O tema volta ao centro do debate internacional, com leitores acompanhando a evolução das relações entre Venezuela e Estados Unidos e o impacto potencial sobre a região. No meio dessa conversa, como fica a agenda regional e o papel do Brasil?

O que você acha do momento entre Venezuela e EUA e do apelo de Maduro para o Brasil? Compartilhe sua leitura nos comentários e participe do debate.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China diz que ‘protegerá seus direitos’ após EUA anunciarem tarifas contra parceiros do Irã

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou nesta terça-feira que “guerras tarifárias não têm vencedores” e que Pequim...

Bill Clinton não comparece a audiência no Congresso americano por caso Epstein

O governo de Donald Trump, presidente dos EUA desde janeiro de 2025, enfrenta pressão após o Departamento de Justiça divulgar apenas uma fração...

Paul Krugman diz que Trump está ‘venezuelando’ os EUA e ataque ao Fed pode ‘sair pela culatra’

Paul Krugman afirma que Donald Trump está “venezuelando” os Estados Unidos após a abertura de uma investigação contra Jerome Powell, presidente do Federal...