
1. Contexto principal O principal assessor para assuntos internacionais de Lula, Celso Amorim, afirmou em coluna que tinha conhecimento da viagem do empresário Joesley Batista à Venezuela para conversar com Nicolás Maduro. Ele não detalhou o conteúdo da viagem e limitou-se a comentar a situação venezuelana, esperando que haja bom senso por parte do governo dos EUA.

2. Perspectiva sobre Venezuela e Trump O ex-chanceler disse que acompanha a Venezuela e ressaltou a necessidade de bom senso do governo dos Donald Trump, que chegou a ameaçar invadir Caracas, segundo ele.

3. Detalhes da viagem de Joesley Batista Dono do grupo J&F — que inclui a JBS — Batista viajou a Caracas em 23 de novembro e ficou menos de 24 horas na cidade, retornando a São Paulo por volta da meia-noite. A Bloomberg revelou a passagem, e o Metrópoles confirmou a informação.

4. Objetivo da viagem Segundo interlocutores, Batista tentou convencer Maduro a renunciar à presidência da Venezuela. A viagem foi divulgada pela Bloomberg e confirmada pelo Metrópoles.

“Tenho esperança que haja bom senso e que haja possibilidade de encontrar uma saída, talvez com a cooperação aumentada. Não sei se isso basta para o Trump. Não sei. Só ele pode dizer isso. Não adianta você perguntar a nós”, afirmou Amorim.
Observação A referência acima ressalta o contexto de tensões entre Brasil, EUA e Venezuela, com especulações sobre caminhos diplomáticos e pressões externas.

Dono do grupo J&F — que tem, entre outras marcas, a frigorífica JBS — Joesley Batista viajou a Caracas em 23 de novembro. Ele ficou na cidade menos de 24 horas, retornando a São Paulo próximo da meia-noite. A viagem foi revelada pela Bloomberg e confirmada pelo Metrópoles, segundo interlocutores.
Como pano de fundo, o episódio mostra a viagem de um empresário brasileiro para influenciar o desfecho político da Venezuela, em meio a pressões internacionais e a uma retórica dura entre Washington e Caracas.
E você, o que acha dessa história? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão nos comentários abaixo.

Facebook Comments