Benin declara que tentativa de golpe de Estado foi um ‘fracasso’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um grupo de militares no Benin tentou realizar um golpe de Estado, mas a ação foi frustrada. O ministro do Interior, Alassane Seidou, informou que a tentativa ocorreu na madrugada do dia 7 de dezembro de 2025.

Os soldados, que se amotinaram, afirmaram ter destituído o presidente Patrice Talon e formado um Comitê Militar para a Refundação da República. No entanto, a situação se esclareceu com o retorno do controle por parte das forças leais a Talon.

A embaixada da França recomendou que seus cidadãos se mantivessem em casa, enquanto a embaixada dos Estados Unidos alertou para a possibilidade de um golpe. Imagens mostraram veículos militares nas ruas de Cotonou, que estavam desertas devido ao clima de incerteza.

Com eleições presidenciais programadas para abril de 2026, a tensão política no país pode se intensificar. O atual presidente, que não buscará reeleição, já teve dois adversários imprisoned por longas penas, levantando questões sobre a saúde democrática da região.

Essa tentativa de golpe ocorre logo após um golpe bem-sucedido na Guiné-Bissau, aumentando preocupações sobre a estabilidade política na África Ocidental. O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitos da Itália são atingidos por onda gigante durante transmissão ao vivo

A Sicília, ilha do sul da Itália, enfrenta desde segunda-feira os efeitos da passagem do ciclone Harry. Ventos de até 120 km/h, ondas...

Trump retrocede e diz que não aplicará tarifas contra países europeus

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, que não aplicará tarifas sobre importações de oito países...

Arábia Saudita, Catar e Jordânia anunciam adesão ao Conselho de Paz para Trump

Arábia Saudita, Catar e Jordânia anunciaram nesta quarta-feira que aceitaram o convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o Conselho...