As autoridades da Indonésia estão alertando sobre a escassez de alimentos, abrigo e medicamentos após inundações devastadoras. Nas últimas semanas, chuvas intensas causaram deslizamentos de terra e deixaram 950 mortos no país, além de afetar regiões vizinhas como o Sri Lanka e a Tailândia.
O governador da província de Aceh, Muzakir Manaf, destacou a falta de profissionais de saúde, afirmando que a situação é crítica, com hospitais e escolas destruídos e muitas cidades isoladas. O custo estimado para a reconstrução atinge até 3,1 bilhões de dólares.
Em Sri Lanka, a situação não é melhor. Um ciclone recente resultou na morte de 627 pessoas e afetou mais de 2 milhões, ou 10% da população do país. O comandante do Exército local, Lasantha Rodrigo, mencionou que mais de 31 mil pessoas foram resgatadas em meio ao desastre.
O presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, anunciou um pacote financeiro de 33 mil dólares para ajudar os afetados a recomeçar. Ele pediu auxílio internacional, já que o país enfrenta dificuldades financeiras desde um colapso econômico em 2022.
As chuvas monçônicas na região são comuns, mas o agravamento das mudanças climáticas tornou esses eventos mais imprevisíveis e letais. Esse contexto torna ainda mais urgente a necessidade de apoio e soluções eficazes para os moradores dessas localidades afetadas.
O que você acha sobre a resposta das autoridades a essa crise? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments