Criminosos furtam obras de Portinari em São Paulo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari foram roubadas neste domingo (7) da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. As obras faziam parte da exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). O local está passando por perícia da Polícia Civil.

A Prefeitura de São Paulo informou que as obras estavam seguradas e que a biblioteca possui equipe de vigilância e um sistema de câmeras de segurança. Todo material relevante à investigação está sendo disponibilizado às autoridades.

Segundo a Polícia Militar, dois homens armados entraram na biblioteca por volta das 10h, renderam os seguranças, roubaram as gravuras e fugiram. Ninguém ficou ferido e buscas estão sendo feitas na região para localizar os suspeitos.

A Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do Brasil, foi inaugurada em 1926. Ela é um marco do estilo Art Déco na capital paulista e passou por reformas significativas nos últimos anos, reabrindo ao público em janeiro de 2011. O acervo inclui 327 mil livros, sendo 51 mil considerados raros.

Esse incidente levanta preocupações sobre a segurança das obras de arte e a proteção do patrimônio cultural na cidade. O que você acha sobre a situação? Comente sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos furtam obras de Portinari em São Paulo

No último domingo (7), a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, foi alvo de um roubo impressionante. **Treze obras de arte**, incluindo...

Ladrões furtam valiosas obras de Portinari em SP

Neste domingo, dia 7, a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, foi alvo de um roubo impressionante. Treze obras de arte foram...

Ladrões furtam obras do mestre Portinari em SP

Oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari, da obra “Menino de Engenho”, foram roubadas da Biblioteca...