Saúde encerra grupo de crise contra intoxicações por metanol; 22 mortes foram confirmadas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Saúde encerrou, nesta segunda-feira (8), a Sala de Situação que monitorava o surto de intoxicação por metanol no Brasil. Essa decisão foi tomada após dez dias sem a confirmação de novos casos. A orientação para encerrar a sala foi oficializada pela Portaria nº 9.169, publicada no Diário Oficial da União.

O último caso registrado foi de um paciente que apresentou sintomas em 23 de novembro, com diagnóstico oficial no dia 26. O ministro Alexandre Padilha garantiu que o monitoramento continuará, afirmando: “Encerrar a Sala de Situação não é interromper o monitoramento. O cuidado permanece e a vigilância segue sem qualquer interrupção”. O acompanhamento voltará ao fluxo regular do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Desde o início do surto, entre 26 de setembro e 5 de dezembro de 2025, foram recebidas 890 notificações. Destas, 73 casos foram confirmados e 22 resultaram em morte. São Paulo foi o estado mais afetado, com 50 casos e 10 mortes confirmadas. Outras regiões também tiveram registros:

  • Pernambuco: 8 casos e 5 óbitos;
  • Mato Grosso: 6 casos e 3 óbitos;
  • Paraná: 6 casos e 3 óbitos;
  • Bahia: 2 casos e 1 óbito;
  • Rio Grande do Sul: 1 caso confirmado.

Nove mortes ainda estão sob investigação nos estados de São Paulo, Pernambuco e Alagoas. A Sala de Situação, criada em outubro, teve a missão de coordenar ações entre órgãos como Anvisa, Polícia Federal e os Ministérios da Justiça e da Agricultura, para combater a venda de bebidas alcoólicas adulteradas, causadoras da intoxicação. O metanol é um álcool altamente tóxico que pode causar sérios danos à saúde.

Com as ações realizadas, o governo assegurou que todos os estados possuem estoques adequados de antídotos e capacidade para diagnósticos rápidos, para uma resposta efetiva em caso de novos surtos.

O que você acha das medidas adotadas pelo governo? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Viúvo de professora que morreu após aula de natação recebe alta

Vinicius de Oliveira, viúvo da professora Juliana Faustino Bassetto, recebeu alta neste domingo, 15 de fevereiro de 2026, após permanecer internado em estado...

Tarcísio sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou na última terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, a lei que autoriza o sepultamento de animais...

Megablocos terão mais agentes de segurança após tumulto no domingo

Após tumultos no carnaval de rua no fim de semana, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Estadual da Segurança Pública definiram...