Cacique é preso e mais de dez armas são apreendidas após operações por causa de conflitos entre produtores e indígenas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na cidade de Prado, Bahia, duas operações policiais foram realizadas nesta terça-feira (9) para cumprir mandados de prisão e buscas. Isso se deu em decorrência de conflitos entre moradores locais e indígenas, ocorridos em outubro deste ano. As ações resultaram na prisão de um cacique, na procura por cinco indivíduos e na apreensão de 13 armas.

A primeira operação, chamada “Sombras da Mata”, é uma continuação das investigações sobre um ataque que levou à morte de dois produtores rurais, Amauri Sena de Jesus, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60 anos. Um terceiro homem, Joabson Lima Alves dos Santos, de 35 anos, foi ferido, mas sobreviveu ao ataque em Itamaraju, que aconteceu em 28 de outubro.

Durante o ataque, uma propriedade rural foi invadida por pessoas que se disseram indígenas. No dia do ocorrido, três suspeitos foram presos, mas acabaram liberados por questões legais. A investigação da Secretaria de Segurança Pública da Bahia identificou os mandantes da invasão e os homens que dispararam contra as vítimas. O cacique preso foi nomeado como Joel Brás.

Em continuidade às investigações, foram expedidos seis mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão relacionados à operação “Sombras da Mata”.

A segunda operação, denominada “Tekó Porã”, surgiu após um ataque a um grupo de indígenas da Aldeia KAI em 1º de outubro. Os indígenas estavam em uma propriedade rural em Cumuruxatiba, e as investigações revelaram que os suspeitos visavam expulsar os moradores indígenas para desocupar a fazenda.

O que você pensa sobre esse conflito? Deixe seus comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terremoto de magnitude 7,5 atinge litoral norte do Japão; 30 pessoas ficam feridas

Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu o litoral norte do Japão na noite de segunda-feira (9), às 23h15 JST (11h15 em Brasília)....

Morre Ede Cury, figura que marcou gerações do sertanejo

Ede Cury, assessora de imprensa de Leonardo, faleceu aos 70 anos Ede Cury, que geriu a relação de Leonardo com a imprensa por mais...

São Paulo presta esclarecimentos ao Ministério Público após denúncia anônima sobre possível “gestão temerária”

O São Paulo Futebol Clube enviou explicações ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) após ser mencionado em uma denúncia anônima. A denúncia...