A Secretaria da Fazenda da Bahia anunciou que, a partir de 2026, oferecerá um desconto de até 15% no pagamento antecipado do IPVA. Para receber o desconto máximo, os proprietários de veículos devem quitar o imposto em cota única até 10 de fevereiro.
Os motoristas que optarem por pagar a primeira cota do parcelamento terão um desconto de 8%. A data de pagamento varia conforme o final da placa do veículo.
Se o contribuinte preferir parcelar, poderá dividir o IPVA em cinco vezes, com a primeira cota vencendo em março para placas de finais 1 e 2. O valor mínimo para parcelamento é de R$ 120,00.
Além disso, é preciso estar em dia com a taxa de licenciamento e multas até o vencimento da quinta parcela. O não pagamento da primeira cota resulta na perda do parcelamento.
Os valores do IPVA para 2026 irão refletir uma média abaixo da inflação, conforme a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), que elabora a tabela com base nos preços praticados em outubro de 2025.
A Bahia também facilita o pagamento do IPVA à vista, que pode ser feito em qualquer banco via pix. O licenciamento, que inclui o IPVA, a taxa de licenciamento e eventuais multas, pode ser realizado completamente online no site ba.gov.br.
Atualmente, a frota tributável da Bahia é de aproximadamente 2,4 milhões de veículos, e o IPVA é a segunda principal fonte de arrecadação do Estado. Mais informações sobre as condições de pagamento e a tabela do projeto já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) alerta que o licenciamento completo do veículo requer a quitação de todos os débitos, incluindo o IPVA e multas. O prazo para regularização se encerra na data do vencimento da quinta parcela.
O Detran-Ba também informou que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não será mais enviado pelos correios. O documento deve ser impresso ou gerado em formato digital, para ser salvo no celular após o pagamento total do licenciamento.

Facebook Comments