Zelensky se reúne com papa e prepara resposta ao plano americano para Ucrânia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrou na terça-feira (9) com o papa Leão XIV em Castel Gandolfo, na Itália. Essa visita ocorreu após Zelensky ter discutido com líderes europeus em Londres e Bruxelas, refletindo as pressões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que aceitasse um plano de paz em meio à guerra com a Rússia.

Zelensky anunciou que responderá aos Estados Unidos sobre o plano de paz que, inicialmente, tinha 28 pontos, mas foi reduzido para 20 após diálogos entre representantes ucranianos e americanos. Ele expressou descontentamento com algumas propostas e ressaltou a dificuldade em aceitar qualquer cedência territorial, citando a legislação ucraniana e o direito internacional.

O plano dos EUA sugere que a Ucrânia ceda áreas não ocupadas pela Rússia em troca de garantias de segurança, mas ignora o desejo da Ucrânia de se juntar à Otan. Durante o encontro, Zelensky enfatizou que está analisando as propostas e espera apresentar a posição de seu país até a noite de terça-feira (9).

Além disso, ele discutirá questões de segurança com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que tem sido uma aliada de Kiev desde o início do conflito em fevereiro de 2022, apesar das opiniões divergentes entre seus parceiros de coalizão.

A situação é complexa, e Zelensky está focado em como os aliados da Ucrânia responderão a uma possível nova agressão da Rússia, questão que ainda não recebeu respostas satisfatórias.

O que você acha da postura de Zelensky em relação ao plano de paz? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Japão avalia danos causados por terremoto de magnitude 7,5

Um terremoto de magnitude 7,5 abalou a costa do Pacífico do Japão na noite de segunda-feira, causando ferimentos e danos. Vários moradores foram...

Incêndio em prédio comercial deixa 22 mortos na capital da Indonésia

Um incêndio em um edifício comercial de sete andares em Jacarta, capital da Indonésia, resultou na morte de pelo menos 22 pessoas. O...