Governo federal oficializa novas regras para obter CNH

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Novas Regras para a Obtenção da CNH no Brasil

O governo federal anunciou mudanças significativas nas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As novas diretrizes visam simplificar o processo e torná-lo mais acessível para os brasileiros.

**Principais alterações**:

  • Curso Teórico 100% Online: Agora, o curso teórico será oferecido de forma online e gratuita. Aqueles que preferirem podem optar por aulas presenciais em autoescolas credenciadas.
  • Redução nas Aulas Práticas: A carga mínima de aulas práticas foi reduzida de 20 para apenas 2 horas. O candidato poderá escolher entre autoescolas tradicionais, instrutores credenciados ou treinamentos personalizados.
  • Renovação Automática: Motoristas classificados como “bons condutores” poderão renovar sua CNH automaticamente e sem custos.
  • Maior Flexibilidade: O processo de abertura pode ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Dos 20 milhões de motoristas que atualmente dirigem sem CNH, muitos enfrentam barreiras financeiras e burocráticas, com custos chegados a R$5 mil. Com essas mudanças, a expectativa é que mais cidadãos tenham acesso à habilitação e, consequentemente, à segurança nas ruas.

O Ministério dos Transportes acredita que essa iniciativa democratiza o acesso à formação e traz inspiração de modelos já adotados em países como Estados Unidos e Japão.

Essas alterações devem entrar em vigor após a publicação no Diário Oficial da União, ainda nesta semana. Está empolgado com as mudanças? Compartilhe sua opinião ou faça perguntas nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associações criticam expulsão de jornalistas do plenário da Câmara

As associações de comunicação no Brasil estão em alerta. No dia 9 de dezembro, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão...

Câmara aprova PL do devedor contumaz

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 9 de outubro o Projeto de Lei Complementar 125/2022, que institui o Códigode Defesa dos Contribuintes....

Tornado deixa três pessoas mortas em Santa Catarina

Um tornado devastou Santa Catarina, resultando na morte de três pessoas. As vítimas fatais, um casal e seu filho de cinco meses, foram...