16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar é aberta com gastronomia, música e mais de seis mil produtos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

16ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária abriu nesta quarta-feira (11), no Parque Costa Azul, em Salvador, e é considerada a maior do mundo dedicada ao segmento. O encontro reúne diversidade, inovação, tradição e políticas públicas que fortalecem localidades tradicionais, quilombolas, povos indígenas e agricultores familiares de toda a Bahia.

Na abertura, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, enfatizou o simbolismo do evento: a Bahia conta com 600 mil agricultoras e agricultores familiares; aqui há 600 barracas que mostram a diversidade entre quilombolas, povos indígenas e localidades tradicionais, além de agricultores contribuindo para a sofisticação da agroindústria baiana.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, destacou uma grande novidade desta edição. Pela primeira vez, uma empresa brasileira organiza uma rodada de negócios para a agricultura familiar vender no Brasil e no mundo, com a participação de 150 cooperativas.

O superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Euzimar Carneiro, listou novidades: como nos anos anteriores, serão lançados produtos como macarrão e milho de pipoca não transgênico, vinho, iogurte natural com geleia de uva, entre outros. Ao todo, são aproximadamente 700 expositores, mais de 150 estandes e a expectativa de 80 mil pessoas circulando durante a feira.

Nesta edição, que vai até domingo (14), a feira traz dois novos espaços, o Caminho da Roça e Flores da Bahia, e reúne 26 restaurantes em duas praças gastronômicas, mais de 25 atrações culturais em três palcos, tendas quilombola, indígena e do artesanato, além da 3ª Feira Agroecológica da Bahia. Há ainda áreas de comercialização dos produtos da agricultura familiar dos 27 territórios de identidade, choperias com cervejas artesanais de oito cooperativas, mais de 6 mil produtos, incluindo opções veganas, além da programação técnica com oficinas e seminários.

Nesta quinta-feira (11), a feira funciona das 12h às 22h. No Palco Arena, às 18h30, ocorre a apresentação das Ganhadeiras de Itapuã, e às 20h, o show do cantor Del Feliz. Já no Palco Nordestino, a partir das 20h, o show será de Paulinho Jequié.

A realização da 16ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária é do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a UNICAFES Bahia, com o apoio da Apex Brasil, Bahia Turismo, Bahia Sem Fome, Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e Conder.

Conte para a gente nos comentários o que mais chamou sua atenção na feira ou o que você espera das próximas edições. Sua opinião importa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ato de Nikolas leva GSI a instalar grades no Palácio do Planalto

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) optou por instalar grades de proteção ao redor do Palácio do Planalto, em razão da mobilização liderada...

“Saúde é coisa séria”: Márcio Victor relembra infarto, cita Preta Gil e projeta um dos melhores carnavais da carreira

Resumo SEO: Márcio Victor, vocalista da Psirico, revela o infarto que sofreu em novembro e as mudanças de hábitos adotadas para cuidar da...

Morador de rua é agredido e preso por ameaçar funcionária de padaria. Veja vídeo

Um homem em situação de rua, de 38 anos, foi preso após agredir a atendente de uma padaria com uma cadeira...