AL-BA espera votar indicação de Otto Filho e projetos de deputados antes de recesso parlamentar; confira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se planeja para entrar em recesso parlamentar até, no máximo, a próxima quarta-feira (17). Com a previsão de uma sessão para terça (16), dentre os destaque, está a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que precisa ser votada para “liberar as férias”, e a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Além disso, conforme a Mesa Diretora da AL-BA, o foco também deve ser projetos de autoria dos próprios deputados estaduais. Entrando em recesso, os parlamentares só devem retomar as atividades no dia 2 de fevereiro de 2026, coincidindo com o Dia de Iemanjá, uma das principais tradições populares do verão em Salvador.

LOA
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026 estima a receita e fixa a despesa em R$ 77,4 bilhões, valor 9,1% superior ao orçamento de 2025. A proposta foi entregue pelo governo no final de setembro e precisa ser aprovado em dois turnos por maioria simples.

OTTO FILHO
Sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da AL-BA nesta quarta (10), Otto Filho não deve encontrar grandes dificuldades para ter sua indicação ao TCE-BA aprovada em plenário. O deputado federal recebeu, publicamente, apoios da bancada da oposição e governista. 

Existe a expectativa de que sua indicação seja aprovada por unanimidade no plenário da Assembleia, assim como foi aceita por todos os deputados que votaram na CCJ nesta quarta.

DEPUTADOS
A definição dos projetos que serão apreciados na última sessão de 2025 ainda não foi fechada pela presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD). Como de costume dentro da AL-BA, a comandante da Casa deve receber as principais demandas dos parlamentares e realizar votação dispensando formalidades, apreciando um “pacotão” de projetos de autoria dos deputados.

URGÊNCIA?
Na terça (19), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) encaminhou um Projeto de Lei que promove mudanças estruturais na Lei nº 11.918/2010, norma que regulamenta o Fundo de Assistência Judiciária (FAJ). A proposta chegou sob solicitação de tramitação em regime de urgência, requerimento que ainda será apreciado em plenário e costuma ser votado na sessão seguinte a publicação do PL no Diário Oficial do Legislativo.

No entanto, ainda não há indicativo de que o pedido será apreciado na próxima semana.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sabalenka deseja revanche contra Kyrgios na Batalha dos Sexos

Aryna Sabalenka, líder do ranking da WTA, confirmou que deseja disputar revanche contra Nick Kyrgios na Batalha dos Sexos. Durante a partida, realizada no...

Policial militar é encontrado morto em Livramento de Nossa Senhora

Um policial militar, de 46 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (31), em Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste da Bahia. Segundo...

Bolsonaro pede para ficar no hospital até decisão sobre domiciliar

Com previsão de alta para esta quinta-feira (1º/1), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu que ele permaneça no hospital e não retorne...