Cidade baiana relembra 27 anos da explosão que matou 64 trabalhadores em fábrica de fogos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, realiza nesta quinta-feira (11) uma cerimônia em memória das 64 vítimas da explosão da fábrica de fogos, tragédia ocorrida há 27 anos e considerada a maior do tipo já registrada no Brasil.

O evento acontece no Instituto 11 de Dezembro, na região da Quinta do Inglês. A programação começou às 8h com a formação de uma mesa de debates e segue com a discussão sobre “Conquistas e desafios ao longo de quase 30 anos”. O encerramento, ao meio?dia, traz a entrega da Biblioteca Antirracista.

Entre os participantes está o morador Alex, do bairro Irmã Dulce, diretor do documentário “Órfãos do 11 de Dezembro”, lançado há um ano pela UNEB. Ele perdeu a mãe na explosão e trabalhava na fábrica, mas afastou-se após sofrer um acidente uma semana antes da tragédia. “Hoje faz um ano do lançamento do documentário e 27 anos da perda da minha mãe, assim como de tantas outras mulheres”, disse ao site.

Alex lembra que 63 das 64 vítimas eram mulheres, muitas moradoras dos bairros Irmã Dulce e Joerana. Também morreram um homem e uma criança. O menino tinha 13 anos quando perdeu a mãe; o irmão dele, 11.

“É um momento que marca para sempre nossas vidas. Estamos aqui não apenas pela lembrança, mas pela luta por nossos direitos”, afirmou. O documentário “Órfãos do 11 de Dezembro” segue disponível no YouTube e na plataforma Saber Aberto da UNEB.

O tributo reforça a memória da tragédia na cidade de Santo Antônio de Jesus e provoca reflexão sobre temas de violência, justiça e memória histórica no Recôncavo Baiano.

Convido você a deixar sua opinião nos comentários sobre a cerimônia, a memória das vítimas e o papel da memória histórica na cidade. Compartilhe suas ideias ou experiências para enriquecer o debate.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Do crochê ao brilho dourado, confira looks do público que celebra a chegada de 2026 no Virada Salvador

A última noite do Festival Virada Salvador 2026, nesta quarta-feira (31), ficou marcada pela criatividade dos looks na Arena O Canto da Cidade....

Xanddy Harmonia destaca o samba de roda como base de sua trajetória musical no Festival Virada Salvador 2026

Festival Virada Salvador 2026 chega ao último dia de programação. Antes de subir ao palco principal nesta quarta-feira, 31, o cantor Xanddy Harmonia,...

Corpo de idoso desaparecido desde o Natal é encontrado em área de mata em Macaúbas

O corpo de José Aparecido de Jesus, 71 anos, foi encontrado na tarde desta terça-feira em Macaúbas, no sudoeste da Bahia. Ele estava...