Lula telefonou para Maduro no mesmo dia em que falou com Trump

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O telefonema entre o presidente Lula e Nicolás Maduro foi mantido em sigilo até o dia 11 de dezembro, quando o jornal O Globo revelou a conversa. O governo confirmou a comunicação na sequência.

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência, a ligação entre Brasil e Venezuela foi acertada entre os países e teve duração “relativamente rápida”. O tema discutido foi a paz no Caribe e na América do Sul.

A conversa ocorreu em 2 de dezembro. Na mesma data, Lula também conversou por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos desde janeiro de 2025.

O diálogo entre Brasil e Venezuela, visto como uma tentativa de ampliar a paz na região, ocorreu em um momento de tensão regional e com a participação de atores internacionais relevantes. A revelação pública reforça a importância de acompanhar como os líderes da região conduzem conversas sobre segurança e cooperação.

Agora, fica a pergunta: como você avalia esse movimento diplomático entre Brasil e Venezuela? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo e participe da conversa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo: Antony faz gol na Europa League após falha bizarra da zaga

O Betis, da Espanha, venceu o Dynamo Kiev por 3 a 1 em jogo pela fase de grupos da Europa League. A equipe...

AL-BA tem forte obstrução da oposição e encerra sessão às 3h30 após mais de 12h de discussão

As discussões sobre os empréstimos do governo mobilizaram a oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A...

CNPq anuncia nova chamada de R$ 624 milhões para fixar doutores no Brasil

Poucos dias após assumir a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire Junior, 71, anunciou que o órgão...