Formação original do Barão Vermelho se reúne para turnê

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Depois do sucesso da reunião dos Titãs, o Barão Vermelho original volta aos palcos com a turnê Encontro, reunindo os fundadores Roberto Frejat, Guto Goffi, Mauricio Barros e Dé Palmeira. Os dois primeiros shows já foram anunciados para 2026: 30 de abril na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro, e 23 de maio no Allianz Parque, em São Paulo. A pré-venda já está disponível para clientes Itaú, e a venda ao público começa em 15 de dezembro.

Para essas duas primeiras apresentações, a participação confirmada é do cantor Ney Matogrosso, figura central na história do Barão, e do guitarrista Fernando Magalhães, que integra a banda desde os anos 1980. A formação atual do Barão Vermelho é composta por Rodrigo Suricato nos vocais desde 2017, ao lado de Goffi, Barros e Magalhães, que garantem a continuidade da música da banda até o fim da turnê Encontro.

Além dos shows, a gravadora Som Livre lançará digitalmente a faixa Você Me Acende, do Barão, pela primeira vez em plataformas digitais. Gravada em 1983 com Cazuza nos vocais, a música foi originalmente uma versão blues de Você Me Encanta, de Erasmo Carlos, lançada em 1966, e até então não tinha tido lançamento digital.

A história do Barão Vermelho reflete os primeiros anos da banda, surgida no início dos anos 1980, quando Cazuza foi o letrista e vocalista ideal. Indicado por Léo Jaime, que recusou entrar no grupo, Cazuza protagonizou os três primeiros álbuns: Barão Vermelho (1982), Barão Vermelho 2 (1983) e Maior Abandonado (1984), com hits como Pro Dia Nascer Feliz, Todo Amor Que Houver Nessa Vida e Bete Balanço.

A saída de Cazuza, em 1985, abriu espaço para Frejat assumir os vocais a partir de Declare Guerra (1986). O single Quem Me Olha Só, com Arnaldo Antunes, foi incluído na trilha da novela O Outro, em 1987, mas o grupo só voltou a emplacar com a balada Pense e Dance, em 1988, associada à novela Vale Tudo. Em 1996, o álbum de covers A´lbum traz faixas como Malandragem Dá Um Tempo, Vem Quente Que Estou Fervendo e Amor, Meu Grande Amor.

Puro Êxtase, lançado em 1998, foi o maior sucesso da banda com Frejat, que deixou o Barão em 2017 para seguir carreira solo. A trajetória da banda permanece marcada pela energia do rock brasileiro dos anos 80 e 90, e pela volta anunciada da formação original em momentos especiais, como o Encontro.

Este texto não aborda conteúdos exclusivos de assinantes e está centrado nos fatos principais da turnê Encontro, sua formação atual e o peso histórico do Barão Vermelho no cenário da música brasileira. Acompanhe as novidades e participe com seus comentários sobre essa retomada dos clássicos.

O que você achou da volta do Barão Vermelho com esse line-up histórico? Deixe seu comentário abaixo e conte como você viveu os álbuns e shows da banda ao longo dos anos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O elogio de Lula a Tarcísio

Resumo direto do fato: o presidente Lula elogiou pessoalmente o governador Tarcísio de Freitas durante a cerimônia de lançamento do canal de notícias...

Evento debate a força da Tardezinha como produto global brasileiro

O Rio de Janeiro recebe o encontro Rio que encanta o mundo, um evento gratuito que reúne nomes influentes do entretenimento para debater...

Paula Lavigne expõe crise após Wagner Moura citar Lula em viral

A áudio e a polêmica envolvem Paula Lavigne, produtora e esposa de Caetano Veloso, após um áudio atribuído a ela trazer acusações sobre...