Chile vai às urnas neste domingo; candidato de direita é favorito

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste domingo (14), os chilenos vão às urnas para eleger o próximo presidente. O favorito é o líder ultradireitista José Antonio Kast, do Partido Republicano, que promete endurecer a política de imigração, ampliar o poder policial e erguer mais prisões, seguindo exemplos de Donald Trump e Nayib Bukele. Se confirmado, seria a chegada ao poder de um dirigente de direita radical pela primeira vez desde a ditadura de Pinochet, há 35 anos.

O candidato, que já disputou outras eleições, ficou em segundo no primeiro turno, atrás da esquerda Jeannette Jara. Ainda assim, Kast deve receber o apoio dos quatro candidatos de direita para o segundo turno — Evelyn Matthei, Johannes Kaiser e Franco Parisi — consolidando uma frente conservadora.

Na agenda econômica, Kast defende cortes de US$ 6 bilhões, embora reconheça que o ajuste poderá levar tempo. Na segurança, o foco é deportar migrantes sem status legal e reforçar o policiamento, parte central de sua proposta para reduzir a criminalidade, tema dominante na campanha.

A campanha cresceu sobre o medo da migração irregular, considerado pela maioria como problema de segurança. Dados oficiais mostram que a migração no Chile quase dobrou desde o milênio, chegando a 8,8% da população em 2024, com cerca de 337 mil migrantes em situação irregular, segundo INE e Acnur. A violência associada ao crime organizado também aumentou significativamente, com homicídios crescendo aproximadamente 50%.

A votação ocorre com o país adotando o voto obrigatório pela primeira vez, com cerca de 15,6 milhões de eleitores convocados. As sondagens indicam que Kast pode expandir seu apoio com a coalizão da direita, em meio a um cenário de polarização entre esquerda e direita.

E você, como vê o futuro político do Chile, a respeito da imigração, da segurança e das propostas de Kast? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

França diz que acordo UE-Mercosul coloca agricultores locais em risco

França advertiu neste domingo que não é possível fechar um acordo entre a União Europeia e o Mercosul que coloque em risco os...

Zelensky diz que ainda não recebeu resposta dos EUA sobre últimas propostas de paz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, indicou antes de partir para Berlim que, além de se reunir com emissários do presidente dos Estados...

Israel anuncia morte de chefe de produção de armas do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram, neste sábado, a morte de Raed Saad, identificado como chefe do quartel-general de produção de...