Dia da Bíblia é comemorado hoje no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O Dia da Bíblia foi instituído em 1549, na Grã-Bretanha, para incentivar cristãos a ler as Escrituras e convidar outras pessoas a fazerem o mesmo. A primeira celebração no Brasil ocorreu em 1850, com missionários protestantes vindos da Europa e dos Estados Unidos. Hoje, a data é comemorada no segundo domingo de dezembro e, no Brasil, tornou-se parte do calendário nacional pela Lei Federal 10.335. Entre os católicos, a data é celebrada em 30 de setembro.

No país, a Bíblia é tão central que as igrejas promovem projetos de estudo, como a Escola Bíblica Dominical, que vai além do conhecimento religioso e busca edificar a vida dos fiéis. Para muitos cristãos, essas ações fortalecem a fé e promovem transformação pessoal.

Em contextos onde a Bíblia é proibida ou restrita, como Coreia do Norte, Afeganistão, Irã e partes da China, o estudo das Escrituras ocorre na clandestinidade. Em Malásia e Quênia, moradores de determinadas regiões não conseguem ler as Escrituras pela falta de Bíblias traduzidas em sua língua materna.

A Portas Abertas, organização que defende cristãos perseguidos, mantém a distribuição de Bíblias como um eixo central de atuação. A história da missão começou com o envio de Bíblias para países comunistas durante a Guerra Fria, e o Projeto Pérola, em 1981, enviou um navio com um milhão de Bíblias para a China. Hoje, a Bíblia é distribuída em formatos variados, incluindo versões digitais em locais onde a Bíblia impressa é proibida, e recursos em áudio para pessoas que não sabem ler, como Romi, na Malásia. A ideia é que a Bíblia direcione a vida dos fiéis e fortaleça a fé, mesmo sob pressão.

Muitos cristãos perseguidos não possuem um exemplar e sonham com uma Bíblia para conhecer melhor quem Deus é e qual é o seu plano de amor e salvação. Doar uma Bíblia é uma forma de fortalecer a fé de irmãos e irmãs que enfrentam riscos por seguir Jesus. Assim, o envolvimento de doadores é fundamental para manter esse apoio.

Convidamos você a refletir: como a Bíblia impacta sua vida hoje e como você pode apoiar quem está vivendo situações de perseguição? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto de lei quer proibir práticas religiosas em locais públicos em Quebec, no Canadá

Um projeto de lei no Quebec propõe proibir toda prática religiosa em espaços públicos e instituições da província, acendendo o debate sobre laicidade...

Cresce número dos que creem em Deus sem frequentar a igreja na América Latina, mostra estudo

Nova visão sobre fé na América Latina Um estudo conduzido pelo pesquisador Matthew Blanton, da Universidade do Texas, aponta uma mudança significativa no...

Médico é preso por autoridades muçulmanas do Sudão apenas por ser cristão

Yagoub Jibril Glademea, médico sudanês, foi detido no Sudão no último domingo após autoridades descobrirem que ele era cristão. Ele foi liberado no...