Ciclone que causou apagão em SP foi ‘raro’ e não deve se repetir neste verão, dizem especialistas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Um ciclone extratropical que atingiu São Paulo recentemente é descrito como raro para o verão, com rajadas de até 98 km/h. Especialistas destacam que esse tipo de fenômeno, no verão, é incomum, tornando o episódio relevante para quem acompanha o clima brasileiro.

O evento ocorreu em dezembro, mês em que não é comum associar ciclones extratropicais. Para que esse fenômeno aconteça, é preciso um contraste de temperatura entre camadas da atmosfera, e, neste período, a atmosfera já está aquecida pela chegada do verão.

Em entrevista à Jovem Pan, a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, afirmou que o episódio ficará marcado na história e pode entrar na retrospectiva climática de 2025. “O que chamou a atenção foi formar um ciclone extratropical em dezembro,” disse a especialista.

O coordenador de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi, também registra a raridade do sistema. “Tivemos ventos acima desse valor por outro tipo de fenômeno, mas associados a ciclones é realmente muito raro. Mesmo que tivesse ocorrido no inverno, seria um caso raro,” explicou.

Na capital, os efeitos foram sentidos por dias: mais de 685 mil clientes ficaram sem energia elétrica e a Defesa Civil confirmou mais de 770 quedas de árvores. Os especialistas alertam que o Brasil não deve esperar um novo ciclone no curto prazo, mas destacam o início do verão como época de maior vulnerabilidade a temporais.

Os modelos meteorológicos não indicam novo ciclone de imediato. Com a chegada do verão, a atmosfera tende a ficar ainda mais quente e úmida, elevando as chances de temporais. A estação oficial do verão no Hemisfério Sul começa em 21 de dezembro, às 12h03, em Brasília.

E você, já observou ou sentiu os efeitos de tempestades recentes na sua cidade? Compartilhe nos comentários como foi a sua experiência e quais medidas adotou para se manter seguro diante de temporal e quedas de energia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maurício Kubrusly é internado na UTI após sofrer queda na Bahia

Maurício Kubrusly, jornalista de 80 anos, foi internado na Santa Casa da Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia, após sofrer uma queda....

Estátua da Havan desaba durante temporal no RS

Durante o temporal que atingiu Guaíba, na Região Metropolitana de Porto...