Estátua da Havan desaba durante temporal no RS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Durante o temporal que atingiu Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, uma réplica da Estátua da Liberdade instalada na loja Havan caiu. Imagens do momento foram compartilhadas nas redes sociais. A Defesa Civil informou ventos superiores a 90 km/h na região, com previsão de novas tempestades, mas não houve feridos.

A confirmação da queda foi feita pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, que informou que ninguém ficou ferido e que a área foi isolada para as obras de retirada da estrutura. A estátua tem 35 metros de altura no total, sendo que a parte que cedeu media cerca de 24 metros.

Segundo a empresa responsável, a área foi isolada imediatamente e os trabalhos para retirada devem ocorrer nas próximas horas. A Defesa Civil emitiu alerta severo para a região da RM Porto Alegre, com ventos fortes acima de 90 km/h, e o sistema de celular umbandou envio de mensagens de alerta sonoro para a população.

Além disso, o mau tempo deixou impactos em outros municípios: houve queda de granizo em Tio Hugo e destelhamentos em Cristal, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Em Lajeado, foram registrados pontos de alagamento.

A Havan informou, em nota, que não houve feridos e que a área foi isolada, seguindo todos os protocolos de segurança. A prioridade é a segurança de clientes, funcionários e moradores da localidade. A Estátua da Liberdade possui ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020. A empresa acrescenta que será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas.

As autoridades reforçam a importância de acompanhar os avisos das autoridades durante eventos climáticos extremamente fortes e de manter estruturas expostas sob monitoramento. Imagens da queda circularam nas redes, lembrando a necessidade de prevenção e planejamento urbano para tempestades.

E você, o que acha sobre a segurança de monumentos e a preparação de cidades para eventos climáticos extremos? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em seis dias, mais de um milhão de pessoas solicitaram CNH pela plataforma

Com a flexibilização das exigências instituídas pela nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo para obtenção da CNH passa por...

Maurício Kubrusly é internado na UTI após sofrer queda na Bahia

Maurício Kubrusly, jornalista de 80 anos, foi internado na Santa Casa da Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia, após sofrer uma queda....

Ciclone que causou apagão em SP foi ‘raro’ e não deve se repetir neste verão, dizem especialistas

Um ciclone extratropical que atingiu São Paulo recentemente é descrito como raro para o verão, com rajadas de até 98 km/h. Especialistas destacam...