Presidente eleito, Kast comemora e promete “restaurar” a lei no Chile

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

José Antonio Kast foi eleito presidente do Chile no segundo turno, com 58,2% dos votos, conforme dados do Serviço Eleitoral (Servel). O ultraconservador assume o país prometendo restaurar a lei e o Estado de Direito em todo o território.

Em seu primeiro discurso, Kast agradeceu aos eleitores e à família, destacando o peso do cargo que perderia caso falhasse. “É um dia incrível”, afirmou ao subir ao palanque e pediu apoio continuo da população ao longo do mandato.

Kast também reconheceu que o resultado traz uma grande responsabilidade. “O amplo mandato que me foi dado é uma enorme responsabilidade. Peço a Deus sabedoria e temperança para estar à altura do que se espera de mim”, disse. No mesmo discurso, o presidente eleito associou sua vitória ao tema da segurança pública. Segundo ele, “a esperança de viver sem medo venceu”, em referência à criminalidade no país.

Ainda durante a fala, Kast assegurou que imprimiria mudanças na condução do Estado. “Vamos restaurar o Estado de Direito, vamos restaurar o respeito pela lei, em todas as regiões, sem privilégios”, enfatizou.

Boric dá parabéns a Kast mas faz alerta sobre “solidão”

Após a divulgação do resultado, o atual presidente Gabriel Boric ligou para Kast para cumprimentá-lo. A conversa, que durou quase cinco minutos, foi transmitida pela imprensa chilena.

“Ofereço meus parabéns, pois o senhor conquistou uma vitória clara. Estou muito orgulhoso da democracia, independentemente de quem comemore ou quem se entristeça com o resultado de hoje. O Chile está, de certa forma, se consolidando de uma maneira que nos enche de orgulho”, afirmou Boric.

O presidente também informou que receberá o sucessor nesta segunda-feira (15/12), por volta das 11h (horário local), no Palácio Presidencial, para dar inicia ao processo de transição de poder. No Chile, essa etapa costuma se estender por vários meses e segue regras tradicionais da República. “Ele terá todas as facilidades, tudo o que precisar. Podemos coordenar tudo no devido tempo”, disse Boric.

Além do encontro formal, os dois devem manter uma conversa reservada. “é sempre bom, porque ele também vai, em algum momento, entender a solidão do poder e onde decisões muito difíceis precisam ser tomadas. Acho importante, para o bem da nação, compartilhar com ele algumas das lições que aprendemos aqui”, afirmou o atual presidente, em declaração no Palácio de La Moneda.

A transição de poder no Chile costuma se estender por meses, seguindo regras tradicionais da República. A vitória de Kast reforça o padrão de alternância entre direita e esquerda no comando do país desde 2010.

Encerramento A cobertura desta eleição mostra um Chile atento ao equilíbrio entre diferentes visões e espera por uma transição de poder que preserve a institucionalidade. Queremos saber a sua opinião: como você avalia o resultado e as perspectivas para os próximos anos no país? Compartilhe seus argumentos nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia nega envenenamento e acusa Ocidente de “necropropaganda”

Rússia nega necropropaganda e contesta provas ocidentais sobre o envenenamento de Navalny A Rússia divulgou, por meio da Embaixada no Reino Unido, uma nota...

Rodada final dos grupos no Mineiro: veja escalações de Cruzeiro e Galo

A bola rola pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro, às 19h deste sábado (14/2), com partidas simultâneas. Deixe nos comentários...

Luciano Ribeiro é indicado como membro titular da CCJ na AL-BA

Luciano Ribeiro (União) foi indicado como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), substituindo Alan...