Bahia supera mil cirurgias e realiza 2,5 mil procedimentos em mutirão nacional do SUS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Bahia encerra participação no maior mutirão nacional de cirurgias do SUS, dentro do Programa Agora Tem Especialistas, após dois dias de mobilização. A ação, articulada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com apoio da rede pública e filantrópica, resultou em mais de mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos no estado, contribuindo para a redução da demanda reprimida.

Neste domingo (14), a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, visitou o Hospital Dom Pedro de Alcântara, da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, uma das dez unidades filantrópicas da Bahia que aderiram à ação. Uma das beneficiadas foi Raimunda Santos de Jesus, que aguardava há sete meses pela cirurgia e comemorou a melhoria na sua qualidade de vida com o procedimento.

Durante a passagem pela unidade, Roberta Santana ressaltou a importância da atuação integrada para o sucesso da iniciativa. “Esse mutirão é resultado de um grande esforço coletivo. A parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado, os municípios e as unidades filantrópicas fortalece o SUS e permite avançar na redução das filas, garantindo mais acesso e mais dignidade para quem espera por uma cirurgia”, afirmou a secretária.

O superintendente da Santa Casa de Feira de Santana, Tácio Bezerra, explicou que, no Dom Pedro de Alcântara, foram realizadas cirurgias de alta e média complexidade, como histerectomia, tireoidectomia e prostatectomia. “A Santa Casa entende que essa ação vai impactar positivamente a vida das pessoas, não só de moradores de Feira de Santana, mas de toda a região. A parceria com os governos é essencial para atender a população”, destacou Bezerra.

Na Bahia, o mutirão envolveu 12 unidades de saúde, entre Santas Casas e hospitais universitários, com atendimentos em Feira de Santana, Jequié, Catu, Salvador, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa, assegurando a descentralização dos serviços e o alcance a diferentes regiões do estado.

Em âmbito nacional, a iniciativa reuniu Santas Casas, entidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e hospitais federais de todos os estados e do Distrito Federal. Ao todo, foram 11,5 mil cirurgias e 61,6 mil procedimentos realizados em 26 estados e no Distrito Federal.

E você, já participou de mutirões ou tem experiência com o Sistema Único de Saúde (SUS)? Compartilhe nos comentários suas impressões e histórias sobre esse tipo de ação que busca ampliar o acesso à saúde na sua cidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Salvador firma acordo com Shopping Paralela para encerrar disputa de 11 anos e garantir pagamento de R$ 67 mi em IPTU

Após mais de uma década de litígio, a prefeitura de Salvador e o fundo imobiliário HSI Malls, proprietário do Shopping Paralela, chegaram a...

Polícia Civil apreende 204 botijões de gás comercializados ilegalmente em Vitória da Conquista

Operação Gás Legal foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, com a apreensão de 204 botijões de gás em Vitória da Conquista, no...

Condomínio Paraíso contesta decisão judicial e destaca papel histórico em Guarajuba

O Condomínio Paraíso, localizado em Guarajuba, no município de Camaçari, se pronunciou sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que...