O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira a contratação de Tite como novo treinador, para substituir Leonardo Jardim, que deixou o clube por motivos pessoais. O gaúcho de 64 anos assinou contrato até o fim de 2026 e a apresentação ocorreu após a visita à Toca da Raposa, com a presença do dono da SAF, Pedro Lourenço, dirigentes e integrantes do departamento de futebol.




Além do treinador, passam a integrar a comissão técnica os auxiliares Matheus Bachi e Vinicius Bergantin, além do preparador físico Fábio Mahseredjian. O grupo iniciará os trabalhos na pré-temporada, no começo de janeiro. Ao deixar o centro de treinamento, Tite afirmou sentir orgulho e gratidão pelo convite.
Aos 64 anos, Tite retorna ao futebol após deixar o Flamengo em setembro de 2024. Campeão carioca pelo clube rubro-negro no início do ano, ele encerrou a passagem em meio às críticas ao desempenho ofensivo e à eliminatória na Libertadores. Desde então, não assumia outro projeto, apesar de negociações com o Corinthians terem sido interrompidas por questões de saúde mental.
Conhecido pela organização tática, equilíbrio defensivo e gestão de elenco pautada pela meritocracia, Tite construiu grande parte de sua carreira no Corinthians, onde levantou dois Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015), a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012, além de títulos estaduais e continentais.
Entre 2016 e 2022, comandou a Seleção Brasileira, com a conquista da Copa América de 2019 e eliminações nas quartas de final das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Ao todo, deixou o Brasil com aproveitamento próximo de 80%.
Esta será a segunda passagem de Tite pelo futebol mineiro. Em 2005, ele comandou o Atlético-MG. Agora, assume o Cruzeiro com a missão de trazer estabilidade ao time e iniciar um novo ciclo a partir da próxima temporada. A Raposa estreia no Campeonato Mineiro em 10 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Mineirão, e começa o Brasileirão diante do Botafogo, no Rio.
E você, o que espera da segunda passagem de Tite pelo futebol mineiro? Deixe seu comentário com a sua opinião sobre o novo ciclo do Cruzeiro e as expectativas para 2025/2026.

Facebook Comments