Pedro Maia assume presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Pedro Maia foi empossado nesta terça-feira (16) como presidente do CNPG, em cerimônia na sede do CNMP, em Brasília. Ele apresentou três eixos para a atuação nacional: segurança pública, desenvolvimento humano e sustentabilidade, com foco na defesa dos biomas e das regiões tradicionais.

Maia reforçou que o Ministério Público está unido, atento e vigilante na defesa dos direitos fundamentais. Sua primeira palavra como presidente foi um chamado à unidade, à coordenação e à afirmação institucional, e ele garantiu que conduzirá o colegiado até o fim de 2026.

Ele sucede o procurador-geral do MP do Distrito Federal e Territórios, George Seignour. No discurso de despedida, ele destacou a atuação do CNPG no fortalecimento do MP, especialmente na área de segurança pública, e na busca por investimentos em tecnologia e modernização para tornar mais qualificada a atuação dos promotores em todo o país. “Enfrentamos batalhas complexas, vitais para a sobrevivência e vitalidade do Estado brasileiro e das instituições de Justiça”, acrescentou Seignour.

A sessão de posse foi presidida pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, que parabenizou o trabalho de Seignour e sinalizou a confiança de uma nova gestão de Maia. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner, de ministros do STJ e do TST, além de deputados, prefeitos e conselheiros do sistema de Justiça.

Sobre o CNPG, criado em 9 de outubro de 1981, é uma associação nacional sem fins lucrativos formada pelos procuradores-gerais dos Estados, pelo procurador-geral da República e pelos procuradores-gerais Militar, do Trabalho e do Distrito Federal. O CNPG atua na defesa das prerrogativas do Ministério Público, promove a integração entre os ramos, o intercâmbio de experiências e o aperfeiçoamento institucional, com foro em Brasília e sede administrativa no estado do procurador-geral eleito presidente.

Para você, leitor, qual é a sua leitura sobre a atuação do CNPG na defesa dos direitos fundamentais e o papel da liderança de Pedro Maia? Compartilhe a sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ator de “Dawson’s creek” morre aos 48 anos

O ator James Van Der Beek, conhecido pela série Dawson’s Creek, faleceu aos 48 anos nesta quarta-feira (11). A causa da morte não...

MPDFT requer que Pedro Turra indenize família de Rodrigo Castanheira em R$ 400 mil

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu que Pedro Arthur Turra Basso, 19 anos, seja condenado a pagar uma reparação...

Overclean: empresário que “comprou” prefeitos falou com deputados

PF aponta esquema de emendas e fraudes em quatro anos; Baldino é alvo da operação Overclean A quinta fase da Operação Overclean levou a...