Fórmula 1 2026: mudanças técnicas anunciadas A temporada de 2026 chega com a maior reformulação já vista no regulamento, visando ampliar a competitividade e a emoção das corridas, conforme divulgado pela Fórmula 1 e pela FIA, pouco antes dos primeiros testes em Barcelona.
Chassi e aerodinâmica Carros ficam menores e mais leves: distância entre eixos passa para 3400 mm, largura para 1900 mm, piso cortado em 150 mm e peso mínimo de 770 kg. A força descendente é reduzida em 15 a 30% com a retirada dos túneis de efeito solo, e o arrasto total cai até 40%.
Aerodinâmica ativa Asas dianteira e traseira passam a ser móveis para configurações de alto e baixo downforce, substituindo o DRS em determinadas situações para manter aderência e velocidade onde for mais necessário.
Pneus Rodas de 18 polegadas permanecem, com os pneus dianteiros 25 mm mais estreitos e os traseiros 30 mm mais estreitos, reduzindo o arrasto e o peso.
Unidade de potência A divisão entre energia interna (ICE) e elétrica fica aproximadamente 50/50. O híbrido é simplificado: o MGU-H é removido, enquanto a potência do MGU-K é aumentada de 120 kW para 350 kW, ajudando ultrapassagens e velocidade em reta. O combustível passa a ser sustentável e não compromete o desempenho. Além disso, haverá novos modos de corrida sem o DRS.
Modos de corrida O piloto terá no volante opções para elevar a potência do motor ou recarregar a bateria com o ERS, facilitando ultrapassagens e estratégias de prova. Os modos permitem explorar o equilíbrio entre potência disponível e gestão de energia ao longo da corrida.
MODO ULTRAPASSAGEM Para pilotos dentro de até um segundo do carro da frente, oferece potência extra para iniciar a ultrapassagem, substituindo o DRS e servindo como ferramenta estratégica única ou distribuída ao longo de uma volta.
MODO BOOST O piloto pode acionar a implantação de energia do ERS para obter a potência máxima do motor e da bateria ao pressionar um botão, independentemente da posição na pista.
AERODINÂMICA ATIVA Ângulos dinâmicos ajustáveis dos elementos da asa em seções de alta velocidade, permitindo adaptação estratégica e máximo aproveitamento da potência do carro.
RECARGA A carga da bateria é aumentada pela recuperação de energia durante frenagens e desacelerações, incluindo trechos de curva onde parte da potência é aplicada.
Essas mudanças representam uma virada histórica para a Fórmula 1, buscando mais estratégias, ultrapassagens e emoção nas provas de 2026.
E você, o que acha dessas alterações? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o que esperar da temporada 2026 da Fórmula 1.

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