O presidente Lula informou a seus ministros que, pelo terceiro ano seguido, realizará um ato em defesa da democracia no dia 8 de janeiro de 2026. A informação foi compartilhada durante a última reunião ministerial de 2025, realizada na Granja do Torto, residência oficial da Presidência.

1 de 1 Lula na cerimônia relativa aos ataques democráticos do 8 de Janeiro — Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto




Segundo auxiliares, Lula reiterou o pedido de presença dos ministros durante o ato, mesmo com parte da equipe ainda em período de férias. O objetivo é reforçar o compromisso com a democracia e a estabilidade institucional diante de timeline recorrente de evento cívico-público.
Em 2026, a cerimônia do 8 de janeiro terá um componente a mais: deverá ocorrer após a condenação, pelo STF, da grande maioria dos envolvidos na trama golpista, consolidando o calendário institucional de defesa à democracia.
Com o objetivo de manter o público informado, o ato volta a marcar a agenda política como um marco de compromisso com as instituições, a pluralidade e a democracia.
E você, qual a sua opinião sobre as escolhas de data e os desdobramentos desse tipo de ato? Deixe seu comentário e participe da conversa.

Facebook Comments