Ataque a tiros nos arredores de Joanesburgo deixa nove mortos e dez feridos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Nove mortos e dez feridos foram registrados após homens armados abrirem fogo em um bar nos arredores de Joanesburgo, na madrugada deste domingo, 21 de dezembro de 2025. O bar fica em Bekkersdal, localidade na região de mineração de ouro, a cerca de 40 quilômetros ao sudoeste da cidade. Este é o segundo tiroteio desse tipo na África do Sul neste mês.

Segundo a polícia, a maioria dos agressores usava pistolas e um deles portava um fuzil AK-47. Eles entraram no bar e atiraram de forma aleatória, inclusive enquanto os frequentadores tentavam fugir. Três pessoas foram mortas dentro do estabelecimento e outras, que fugiam, também foram atingidas. Os criminosos teriam revistado as vítimas e levado pertences, incluindo celulares. Entre os mortos estava um motorista de aplicativo que passava pelo local.

A África do Sul tem uma das maiores taxas de homicídio do mundo, com cerca de 63 pessoas mortas por dia em média. O ataque em Bekkersdal ocorre poucos dias após um tiroteio semelhante perto de Pretória, em 6 de dezembro, que deixou 12 mortos, incluindo uma criança de três anos.

A polícia iniciou buscas pelos autores e pediu a colaboração da população. O país registra uma onda de violência associada a redes criminosas, armas em circulação e negócios informais, o que alimenta o medo entre moradores e autoridades. Nos últimos meses, também chamaram a atenção casos de violência contra denunciantes e figuras públicas, revelando um quadro de segurança pública delicado.

Como você interpreta esse momento de violência e o que poderia melhorar a segurança nas cidades sul-africanas? Deixe seu comentário com a sua visão, opinião ou experiência.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel anula lei que impedia colonos de comprarem terras na Cisjordânia

O governo israelense aprovou neste domingo a revogação de uma lei jordaniana de 1953 que impediria não árabes de comprar terras na Cisjordânia....

Takaichi vence as eleições no Japão com mais de dois terços do parlamento

Meta descrição: O Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão, sob Sanae Takaichi, vence a Câmara Baixa com uma supermaioria, ampliando a bancada para...

Dalai Lama nega associação com Epstein após divulgação de arquivos nos EUA

O gabinete do Dalai Lama negou, de forma inequívoca, qualquer vínculo entre o líder tibetano e Jeffrey Epstein após a divulgação de arquivos...