Ataque a tiros nos arredores de Joanesburgo deixa nove mortos e dez feridos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Nove mortos e dez feridos foram registrados após homens armados abrirem fogo em um bar nos arredores de Joanesburgo, na madrugada deste domingo, 21 de dezembro de 2025. O bar fica em Bekkersdal, localidade na região de mineração de ouro, a cerca de 40 quilômetros ao sudoeste da cidade. Este é o segundo tiroteio desse tipo na África do Sul neste mês.

Segundo a polícia, a maioria dos agressores usava pistolas e um deles portava um fuzil AK-47. Eles entraram no bar e atiraram de forma aleatória, inclusive enquanto os frequentadores tentavam fugir. Três pessoas foram mortas dentro do estabelecimento e outras, que fugiam, também foram atingidas. Os criminosos teriam revistado as vítimas e levado pertences, incluindo celulares. Entre os mortos estava um motorista de aplicativo que passava pelo local.

A África do Sul tem uma das maiores taxas de homicídio do mundo, com cerca de 63 pessoas mortas por dia em média. O ataque em Bekkersdal ocorre poucos dias após um tiroteio semelhante perto de Pretória, em 6 de dezembro, que deixou 12 mortos, incluindo uma criança de três anos.

A polícia iniciou buscas pelos autores e pediu a colaboração da população. O país registra uma onda de violência associada a redes criminosas, armas em circulação e negócios informais, o que alimenta o medo entre moradores e autoridades. Nos últimos meses, também chamaram a atenção casos de violência contra denunciantes e figuras públicas, revelando um quadro de segurança pública delicado.

Como você interpreta esse momento de violência e o que poderia melhorar a segurança nas cidades sul-africanas? Deixe seu comentário com a sua visão, opinião ou experiência.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Começa julgamento de recurso de Le Pen que tenta salvar candidatura para 2027

O julgamento em apelação de Marine Le Pen por desvio de recursos públicos europeus começou nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, em...

Promotoria da Coreia do Sul pede pena de morte para ex-presidente

Promotores especiais da Coreia do Sul solicitaram a pena de morte para o ex-presidente Yoon Suk-yeol, nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026,...

Pelo menos 100 crianças morreram em Gaza desde o início da trégua, informa ONU

UNICEF aponta mortes infantis em Gaza durante a trégua O porta-voz James Elder afirma que pelo menos 100 crianças morreram em Gaza desde...