MG: detentos fogem de presídio com alvarás de soltura falsificados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Quatro presos fugiram do sistema prisional de Belo Horizonte (MG) após apresentarem alvarás de soltura falsificados. O TJMG informou que um dos fugitivos foi localizado e apreendido na manhã desta terça-feira (23/12). A investigação aponta que a fraude foi montada por um hacker que já cumpria pena e que havia sido alvo de uma operação recente envolvendo invasões a sistemas do CNJ.

As apurações indicam que o grupo manipulava sistemas judiciais para alterar mandados de prisão e alvarás de soltura, utilizando credenciais vinculadas a magistrados e servidores do TJMG para acessar CNJ, BNMP, Sisbajud e Renajud. Três homens ainda permanecem foragidos.

As investigações apontam ainda que o mesmo grupo atuava em outros golpes, como o de falso advogado, além de fraudes financeiras a empresas e bancos, segundo o TJMG.

O TJMG informou que todas as ordens judiciais irregulares foram identificadas e canceladas em menos de 24 horas. Forças de segurança estaduais e federais foram acionadas para recapturar os fugitivos, mas a data da fuga e a unidade prisional não foram divulgadas.

“O Tribunal reforça a sua confiança nos sistemas judiciais administrados pelo CNJ e segue empenhando constante vigilância para prevenir e combater qualquer tipo de violação aos seus sistemas”, declarou o TJMG.

Além disso, o grupo também atuava em golpes como o falso advogado e fraudes financeiras a empresas e bancos.

A situação levanta questões sobre a segurança de sistemas judiciais e a necessidade de proteção de dados sensíveis. A Justiça afirma manter vigilância contínua para evitar novas violações.

E você, o que pensa sobre a segurança dos sistemas judiciais no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como você acha que poderiam ser fortalecidos os mecanismos de proteção e detecção de fraudes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Planalto assume comunicação do novo ministro da Justiça

O Palácio do Planalto assumiu temporariamente a comunicação do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima. A mudança, anunciada nesta...

Advogada do “leva e traz” foi casada com liderança do Comboio do Cão

A advogada fake Tatiane da Silva Alves Ferreira, 37 anos, foi indiciada pela Polícia Federal por integrar um esquema de “leva e traz”...

Grávida e feliz: a volta por cima da jovem escalpelada em kart do DF

Dois anos após um grave acidente de kart na região administrativa do Paranoá, no Distrito Federal, Heloísa Cristina Heliodoro — que sofreu escalpelamento...