
Jovem indígena paraguaio é encontrado após mais de dois meses de desaparecimento. Liberato Benítez Cáceres, 19 anos, foi localizado na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a mais de 800 km de casa, em uma área de mata próxima a Novo Horizonte, desorientado. Ele recebeu atendimento médico e deverá ser repatriado.
De acordo com a Prefeitura de São José do Rio Preto, Cáceres foi encontrado na última quinta-feira (18/12) e encaminhado à Casa do Caminho, local responsável pelo atendimento a imigrantes em situação de vulnerabilidade. No local, recebeu cuidados médicos, alimentação, roupas e itens de higiene.
O jovem falava apenas guarani, o que dificultou a identificação e a localização de contatos com a família. Em buscas nas redes sociais, foi localizada uma reportagem de rádio paraguaia sobre o desaparecimento, o que ajudou os órgãos municipais a entrar em contato com um tio dele.
As autoridades contaram com o apoio da família para acalmar Cáceres, que conversou com o tio por videoconferência. A prefeitura também acionou a Polícia Federal para dar início à repatriação, prevista para ocorrer na sexta-feira (26).
O rapaz seguirá com uma equipe da administração municipal até Ponta Porã (MS), na fronteira, e de lá seguirá para Pedro Juan Caballero, no Paraguai, completando o retorno ao país de origem.
Essa operação contou com o suporte da família para manter o contato com Cáceres até a chegada ao Paraguai, reforçando a importância de redes de apoio em situações de vulnerabilidade migratória.
Como você vê casos de imigração e repatriação como este? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments