São Paulo registra maior temperatura de dezembro da história no dia de Natal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


São Paulo registra recorde de calor em dezembro: 35,9°C no Mirante de Santana

A cidade de São Paulo atingiu neste Natal a maior temperatura já registrada para o mês de dezembro: 35,9°C às 16h, na estação Mirante de Santana, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O recorde supera o antigo pico de dezembro, de 35,6°C, registrado em 3 de dezembro de 1998, e, ao consolidar dados desde 1961, indica que é o dezembro mais quente em 64 anos. Além disso, é a temperatura mais alta já observada em 2025 na capital.

As medições, realizadas na estação do Mirante de Santana, têm dados que remontam a 1961, e a autoridade meteorológica aponta que se trata da maior temperatura já registrada em dezembro na cidade em 64 anos. Em comparação histórica, o recorde absoluto do estado de São Paulo continua sendo 42,5°C, em Catanduva (2020), enquanto a marca máxima da capital é 37,8°C, também no Mirante de Santana (2014).

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, o calor intenso resulta da atuação de uma massa de ar quente e úmido sobre o Sudeste, associada à primeira onda de calor deste verão.

A expectativa é de continuidade de tempo quente nos próximos dias. Nesta sexta-feira (26), a madrugada deve ser abafada, com sol entre poucas nuvens pela manhã. A umidade pode ficar em torno de 32% nos horários mais quentes, e pancadas isoladas de chuva são esperadas a partir da tarde, com a brisa marítima. No sábado (27), o cenário deve permanecer similar, com madrugadas quentes, sol ao longo do dia e chuvas rápidas no período da tarde e da noite.

E você, como lida com esse calor intenso no fim de ano? Compartilhe nos comentários suas melhores dicas para enfrentar as altas temperaturas e as variações climáticas típicas do verão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três pessoas morrem em queda de helicóptero no Rio

Três pessoas morreram na queda de um helicóptero em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, neste sábado, 17 de janeiro de...

Dois médicos são mortos a tiros por outro médico em Barueri

Barueri: dois médicos são mortos a tiros em frente a restaurante de luxo; autor é preso em flagrante Dois médicos foram mortos a tiros...

Chuvas abaixo da média tendem a persistir e agravar seca em São Paulo

Jovem Pan> Notícias> Brasil> Chuvas abaixo da média tendem...