São Paulo registra recorde de calor em dezembro: 35,9°C no Mirante de Santana
A cidade de São Paulo atingiu neste Natal a maior temperatura já registrada para o mês de dezembro: 35,9°C às 16h, na estação Mirante de Santana, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O recorde supera o antigo pico de dezembro, de 35,6°C, registrado em 3 de dezembro de 1998, e, ao consolidar dados desde 1961, indica que é o dezembro mais quente em 64 anos. Além disso, é a temperatura mais alta já observada em 2025 na capital.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no WhatsApp!
Férias de verão: 10 passos essenciais para proteger a pele e prevenir o câncer
Inmet alerta para onda de calor e tempestades no Brasil
As medições, realizadas na estação do Mirante de Santana, têm dados que remontam a 1961, e a autoridade meteorológica aponta que se trata da maior temperatura já registrada em dezembro na cidade em 64 anos. Em comparação histórica, o recorde absoluto do estado de São Paulo continua sendo 42,5°C, em Catanduva (2020), enquanto a marca máxima da capital é 37,8°C, também no Mirante de Santana (2014).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, o calor intenso resulta da atuação de uma massa de ar quente e úmido sobre o Sudeste, associada à primeira onda de calor deste verão.
A expectativa é de continuidade de tempo quente nos próximos dias. Nesta sexta-feira (26), a madrugada deve ser abafada, com sol entre poucas nuvens pela manhã. A umidade pode ficar em torno de 32% nos horários mais quentes, e pancadas isoladas de chuva são esperadas a partir da tarde, com a brisa marítima. No sábado (27), o cenário deve permanecer similar, com madrugadas quentes, sol ao longo do dia e chuvas rápidas no período da tarde e da noite.
E você, como lida com esse calor intenso no fim de ano? Compartilhe nos comentários suas melhores dicas para enfrentar as altas temperaturas e as variações climáticas típicas do verão.

Facebook Comments