O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e a vice-prefeita Ana Paula Matos expressaram, nesta sexta-feira (26), o pesar pelo falecimento de Carmen Oliveira da Silva, conhecida como Mãe Carmen do Gantois. Ela tinha 98 anos e era ialorixá do Terreiro do Gantois, filha mais nova da histórica Mãe Menininha do Gantois.
Em nota, o prefeito afirmou que Salvador se despede de Mãe Carmen, uma mulher de sabedoria e amor ao próximo, cujo legado preserva a ancestralidade e cuida das pessoas. Mãe Carmen seguirá como luz que guia caminhos, fortalecendo a cidade, seguindo os passos de sua mãe. Os sentimentos ficam com os filhos e filhas de santo e com os moradores do Gantois.
A vice-prefeita, que responde pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, destacou o legado da líder religiosa. “A filha de Mãe Menininha do Gantois foi guardiã de um patrimônio que une fé, cultura, memória e resistência. Sua trajetória fortaleceu o diálogo inter-religioso, a formação cultural, as ações sociais e a preservação dos saberes ancestrais que moldam a identidade de Salvador”, afirmou Ana Paula Matos.
Ela acrescentou que o trabalho de Mãe Carmen diante de um dos mais antigos terreiros de matriz africana do Brasil enche a cidade de orgulho. “Que a espiritualidade abençoe todos os amigos e familiares”, completou a secretária. A cidade de Salvador agradece sua passagem pela terra.
Encerramento: A cidade de Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois e convida leitores a compartilhar lembranças, homenagens ou opiniões sobre seu legado de fé, cultura e resistência.

Facebook Comments