Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

imagem colorida do cantor oruam
1 de 1 imagem colorida do cantor oruam – Foto: Reprodução/Instagram

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a sanção da lei que impede a utilização de verba pública para a realização, apoio ou divulgação de shows voltados a crianças e adolescentes que façam apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. O Projeto de Lei 57/2025 foi sancionado pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT).

A norma, conhecida como Lei “Anti-Oruam”, de autoria da vereadora Fernanda Loucback (PL), estabelece que o poder público municipal não poderá contratar artistas nem patrocinar eventos que possam incentivar práticas criminosas ou o consumo de entorpecentes quando houver presença do público juvenil.

O texto reforça princípios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o direito ao desenvolvimento saudável, à dignidade e à proteção contra qualquer forma de exploração, violência ou negligência.

Apesar da sanção, o prefeito vetou o art. 6º da proposta, que previa a aplicação de multa de 100% do valor para quem descumprisse a regra. Os demais dispositivos foram mantidos e entram em vigor a partir da data de publicação.

Na rede X, a vereadora Fernanda Loucback celebrou a conquista: “Foi sancionado no dia de hoje pelo prefeito. O meu projeto agora é lei, em Niterói, a proibição da contratação de shows, artistas em eventos infantojuvenis que façam apologia ao crime e ao uso de drogas com dinheiro público”, escreveu.

A medida visa coibir o uso de recursos públicos para atividades culturais que possam estimular comportamentos nocivos entre jovens, fortalecendo a proteção integral prevista pela legislação.

Como você vê a aplicação dessa lei na cidade? Deixe seu comentário com sua opinião sobre os impactos para crianças e adolescentes, bem como para a gestão dos recursos públicos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação conjunta entre BA e ES prende acusado de estupro de vulnerável em Teixeira que estava foragido no Espírito Santo

Teixeira de Freitas: uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia Civil do Espírito Santo...

Semop apreende mais de 2 mil garrafas de vidro durante trajeto da Lavagem do Bonfim

Durante a Lavagem do Bonfim, na quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 2.225 bebidas acondicionadas em vasilhames de vidro,...

Partes de corpos são encontradas durante obra no Maranhão

Partes de corpos foram encontradas por funcionários durante uma obra de jardinagem no câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O...